Está aberta a votação popular para a escolha do melhor projeto inscrito no Prêmio Espírito Público, considerado o Oscar do funcionalismo. No dia 27 de novembro, em uma cerimônia em Brasília, serão anunciados o vencedor geral pela votação popular e os vencedores escolhidos pelos jurados, em cada uma das sete categorias. O prêmio está em sua 7ª edição.
Os 14 concorrentes do prêmio foram escolhidos por uma comissão julgadora formada por especialistas em gestão pública. A comissão avaliou 857 projetos inscritos no PEP deste ano, e os 14 finalistas estão distribuídos em sete categorias.
Participe da votação popular acessando o site do Prêmio Espírito Público 2025 no clicando aqui
Prêmio Espírito Público: Conheça os finalistas (mais detalhes no site do PEP):
Desenvolvimento Social
- Identifique-se (ES): iniciativa da Secretaria de Justiça do Estado do Espírito Santo fornece documentação civil a pessoas privadas de liberdade e egressos, procurando reduzir a reincidência criminal e ampliar a inclusão social.
- S.O.S Crianças Desaparecidas (RJ): programa criado em 1996, tem taxa de 86% de localização de crianças desaparecidas, unindo prevenção, denúncia e apoio às famílias.
Educação
- Currículo Azul (SP): programa criado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) tem o objetivo de difundir o conhecimento sobre os oceanos e a cultura oceânica nos currículos escolares, em nível nacional.
- Pé-de-Meia (DF): programa de poupança para estudantes do ensino médio público, desenvolvido pelo Ministério da Educação, incentiva a permanência escolar e a redução das desigualdades sociais.
Gestão de Pessoas
- Concurso Público Nacional Unificado (DF): modelo inovador, criado pelo Ministério da Gestão e Inovação, centraliza concursos da União, com provas simultâneas em todo o país e foco em igualdade de acesso.
- Programa Transforma Minas (MG): programa estratégico do Governo de Minas Gerais seleciona e desenvolve lideranças públicas, com o objetivo de aprimorar os serviços públicos, com base em equidade, transparência e cultura de resultados.
Gestão e Transformação Digital
- App Servidor RS (RS): aplicativo desenvolvido pelo Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul, simplifica serviços da folha de pagamento estadual, trazendo agilidade e transparência para servidores e pensionistas.
- Conectividade Rural do Paraná (PR): leva internet a áreas rurais isoladas, beneficiando mais de 300 mil pessoas e fortalecendo direitos básicos como educação e saúde.
Meio Ambiente E Emergência Climática
- Projeto Algodão Paraíba (PB): resgata o cultivo agroecológico do algodão, garantindo renda estável a 700 famílias de baixa renda, com compra assegurada da produção.
- Viveiro do Senado (DF): espaço de educação ambiental inclusiva com agrofloresta, acessibilidade e geração de renda para catadores.
Saúde
- Saúde de Pessoas Trans na UERJ (RJ): amplia o cuidado à população trans que é atendida pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com atendimento no SUS e formação de profissionais de saúde.
- Qualificação do Cuidado em Violência Sexual (DF): capacita profissionais para atendimento humanizado em casos de violência sexual e aborto legal.
Segurança Pública
- Projeto Alvorada (DF): promove inclusão social e produtiva de egressos do sistema prisional e familiares, com cursos e apoio à reintegração.
- Projeto Lumini (DF): usa tecnologia para cruzar dados e localizar pessoas desaparecidas, fortalecendo a resposta do Estado e apoiando famílias.
LEIA TAMBÉM:
Estudo aponta formação de ´monopólio pet´no Rio de Janeiro caso fusão entre Petz e Cobasi seja aprovada
Temporada de cruzeiros no Rio e Búzios terá 175 paradas de navios
Depois da tarifa zero, Maricá investe R$ 11,5 milhões em ônibus sustentáveis