Olga del Volga estreia no palco do Turma Ok, na Lapa | Diário do Porto


Teatro

Olga del Volga estreia no palco do Turma Ok, na Lapa

Gustavo Klein revive personagem criada pelo artista Patrício Bisso, na peça “Quem Tem Medo de Olga del Volga?”. Ingressos a partir de R$30

18 de janeiro de 2024

Gustavo Klein vive Olga del Volga, personagem criada pelo artista argentino Patrício Bisso (Foto: divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O multiartista argentino Patrício Bisso, que enfrentou a censura e se consagrou nacionalmente com a personagem “Olga del Volga” na TV e no cinema, tem sua obra revisitada pelo ator Gustavo Klein na comédia “Quem Tem Medo de Olga del Volga?”. A peça estreia no aniversário de 63 anos do clube Turma Ok, na Lapa, com 8 apresentações nos dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de janeiro e 02 e 03 de fevereiro, às 20h.

Com humor ácido e números musicais, “Quem Tem Medo de Olga del Volga” mostra a riqueza do universo criativo LGBT+, discute a homofobia e valoriza a trajetória do artista performático Patrício Bisso, que morreu em 2019. Além de Klein, a peça conta com roteiro de Tony Goes, colega de Bisso na Folha de S. Paulo, e direção de Gilberto Gawronski, que trabalhou ao lado de Bisso no Theatro Musical Brazileiro. O espetáculo é realizado com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro.

A dramaturgia entrelaça as jornadas de Patrício, Olga e Gustavo. Em 2019, o ator Gustavo Klein foi convidado para interpretar Olga del Volga no cinema, no filme “Hebe – A Estrela do Brasil”. A icônica personagem criada e interpretada por Bisso é uma sexóloga e conselheira sentimental russa, ferina nos comentários, que participou do programa da apresentadora Hebe Camargo, a partir da década de 1980. 

Uma das cenas do espetáculo relembra o momento em que Gustavo recebe a ligação de um produtor de elenco, que o convida para representar Olga no filme. Naquele momento, o ator sentiu o peso do papel, e começou a estudar a vida de Bisso: as personagens, performances, shows, entrevistas e canções. A obra retrata todo o nervosismo, anseio e insegurança que rondavam o ator naquele momento.

Klein atuou nos musicais “Rapsódia, “Os Produtores”, “Avenida Q” e “A Gaiola das Loucas”. Na TV, fez o seriado “Pé na Cova” e a novela “Sangue bom”, ambos na Rede Globo, além do filme e seriado “Hebe – A Estrela do Brasil”. Wladmir Pinheiro assina a direção musical e está em cena como ator e pianista, acompanhando os números musicais divertidos e cheios de duplo sentido, como “Meus Russos”, “Louca pelo Saxofone”, “Picasso”, “Pare, Repare, Espere, Desespere”. Para encarar o desafio desta homenagem, o também multiartista Cláudio Tovar foi convidado para estar à frente das roupas.

O figurino era um dos pontos fortes dos personagens de Bisso. (Foto: divulgação)

LEIA TAMBÉM:

Exposição no AquaRio aproxima público do oceano

Centro de Inovação Senac RJ vai abrir as portas em 2024

Cabo Frio revitaliza Morro da Guia, mirante do por do sol


A vida e obra de Bisso

Além de ator, cenógrafo, ilustrador e colunista, Bisso também foi um figurinista aclamado. Sempre elaborados nos mínimos detalhes, o seu forte era a reconstituição de peças inspiradas nos clássicos hollywoodianos. Durante os anos 1980 e 1990, suas performances tinham como foco personagens icônicas dos palcos. No musical “Louca pelo Saxofone” (1985), uma de suas obras mais famosas, ele encarnou divas do mundo da música internacional.

Durante toda a carreira, Patrício teve que enfrentar a homofobia, e foi bem sucedido a ponto de interpretar a personagem Olga no programa da Hebe, uma das atrações de maior sucesso da televisão brasileira. 

“Patrício era muito mais do que Olga. Era um ilustrador de primeira linha, um figurinista que poderia ter feito carreira em Hollywood e uma personalidade única no palco. Apesar de venenoso quando estava em cena, na vida real Patrício era tímido. Foi um desafio escrever meu primeiro texto para o teatro, justamente um monólogo”, conta Tony Goes. “Levei um ano para concluir o texto, conversando com Marcelo Aouila, diretor de produção da peça, e Gustavo, fazendo pesquisas na internet e conversando com quem conheceu Patrício Bisso melhor do que eu”.

Turma OK

Não é por acaso que o espetáculo será apresentado na casa Turma Ok. Clube social gay que existe desde 1961, na Lapa, no Rio de Janeiro, é uma das mais antigas casas noturnas voltada ao público LGBTQIAPN+ em atividade no mundo. Promove reuniões entre os sócios, recebe convidados e apoiadores para almoços, noites de bingo e espetáculos de variedades, onde os shows de transformistas novatas e veteranas são a grande atração.

A peça integra a programação de aniversário de 63 anos do icônico espaço. Para enriquecer ainda mais o espetáculo, haverá participações especiais de transformistas convidadas durante as apresentações.

 

“Quem tem medo de Olga del Volga”

Datas: 18, 19, 20, 25, 26, 27 janeiro e 02 e 03 fevereiro

Horário: 20h

Local: Turma OK – Rua dos Inválidos, 39, Lapa, Centro, Rio de Janeiro – RJ

Ingressos: R$ 30, vendas no local e pelo site https://www.sympla.com.br/evento/quem-tem-medo-de-olga-del-volga/2299586

Classificação indicativa: 14 anos

Mais informações: (21) 3177-0181

Redes sociais:

https://www.instagram.com/medodaolga/

https://www.instagram.com/turmaokrio/