Niterói terá primeira Ilha Museu do país | Diário do Porto


Museus

Niterói terá primeira Ilha Museu do país

Conectada ao continente por uma ponte, a Ilha da Boa Viagem será uma experiência interativa do conceito Ilha Museu a céu aberto

9 de agosto de 2023

A capela fica localizada no ponto mais alto da Ilha Museu. (Foto: Prefeitura de Niterói/Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Cartão-postal da orla de Niterói, a Ilha de Boa Viagem vai ser aberta ao público como a primeira Ilha Museu do Brasil. Com inauguração prevista para o fim de agosto, o espaço terá experiências interativas desde a entrada, com um conceito de museu a céu aberto com atrações históricas, culturais e naturais.

O projeto é uma parceria com a Unesco, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Ações Estratégicas de Niterói. O objetivo é levar eventos e exposições e explorar o potencial turístico da ilha, que se conecta ao continente por uma ponte de concreto e fica próxima de outra atração icônica da cidade, o Museu de Arte Contemporânea, projetado por Oscar Niemeyer.

No ponto mais alto da ilha está a capela, que foi construída em 1650, destruída durante a invasão francesa e reconstruída em 1780, em estilo neoclássico. Atualmente, passa por reformas. Também estão sendo realizadas intervenções no castelo, que será a sede de um museu, abrigando uma sala de exposição e uma cafeteria.


LEIA TAMBÉM:

Rio protege Galeão para não ser província de São Paulo

Câmara tenta conciliar barraqueiro e esportista na praia

Espaço Cultural na Tijuca recebe mostra de cinema gratuita


A arquitetura e a paisagem da Ilha da Boa Viagem são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O investimento da Prefeitura de Niterói é de R$ 5,5 milhões.

Para André Diniz, Secretário Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, o museu é mais uma opção de lazer e conhecimento, que abre uma cadeia produtiva e de geração de emprego e renda para cidade.