Maricá terá usinas solares para prédios públicos | Diário do Porto


Inovação

Maricá terá usinas solares para prédios públicos

Prefeitura de Maricá fará licitação para 3 usinas solares, em novembro. No total, serão dez usinas. As primeiras começam a funcionar em 2024

25 de setembro de 2023

Maricá terá usinas solares para gerar energia para prédios públicos (foto: Prefeitura de Maricá)

Compartilhe essa notícia:


A Prefeitura de Maricá pretende licitar em novembro a instalação de três usinas solares na cidade. Elas irão produzir energia para alimentar os prédios públicos. Nos próximos anos, devem ser licitadas mais sete usinas, com o objetivo de que o município seja autossuficiente na geração de energia limpa para suas instalações.

O projeto, da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), deve começar a dar retorno no oitavo ano de funcionamento das usinas, que terão vida útil superior a 25 anos.

“A construção das usinas vai possibilitar cobrir todo o consumo da estrutura pública municipal, todos os serviços públicos, iluminação pública, escolas, hospitais”, diz Cristiano Brochier, assessor especial da Diretoria de Planejamento da Codemar.

As três primeiras usinas já estão com todas as licenças liberadas, devendo funcionar no sistema “ongrid”, onde a eletricidade gerada é enviada para a rede local.

Maricá já definiu locais das primeiras usinas

Os primeiros locais de construção das usinas serão no Aeroporto de Maricá (Centro), no Parque Tecnológico (Ubatiba) e no espaço onde já foi um aterro sanitário, no bairro Caxito.

Cada uma terá 7.920 painéis solares, cobrindo uma área de 40 mil metros quadrados (equivalente a quase cinco campos de futebol), com funcionamento a partir de junho de 2024.

Quando as dez usinas estiverem em operação, o conjunto deve gerar aproximadamente 5,35GWh/mês. Essa quantidade de energia poderia abastecer até 17.830 casas.


LEIA TAMBÉM:

Rio Construção mostra que setor movimentará R$ 796 bilhões

Reviver Centro: imóveis abandonados recebem ocupações artísticas

Cais do Valongo: arqueóloga recebe prêmio internacional pela descoberta