Maricá leva seus ônibus Tarifa Zero a evento nacional | Diário do Porto


Inovação Social

Maricá leva seus ônibus Tarifa Zero a evento nacional

Solução dos ônibus Tarifa Zero foi mostrada por Maricá durante evento da ANTP. O transporte gratuito estimula a economia da cidade

1 de novembro de 2023

Em Maricá, os ônibus gratuitos transportam cerca de 3,5 milhões de pessoas por mês (foto: Prefeitura de Maricá / Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


A Prefeitura de Maricá, por meio da EPT (Empresa Pública de Transportes), apresentou seu programa de mobilidade urbana, durante o encontro da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), em São Paulo. O destaque de Maricá foi para seus ônibus Tarifa Zero e para as bicicletas compartilhadas.

O presidente da EPT, Celso Haddad, disse que a experiência de Maricá com os ônibus gratuitos chamou a atenção dos gestores públicos e empresários presentes no encontro. “É muito importante que as nossas experiências com transporte público façam parte de todos os debates de mobilidade. As políticas públicas do município foram muito bem avaliadas pelos especialistas, dirigentes e secretários, confirmando a qualidade dos serviços públicos prestados à população maricaense”, destacou Haddad.

O evento da ANTP reuniu profissionais do setor de transporte e mobilidade urbana de todo o país, para discutir as inovações e desafios enfrentados no setor. A solução do transporte urbano gratuito, que é o objetivo de muitas cidades, começou em Maricá no ano de 2014, quando o prefeito era Washington Quaquá (PT), atual deputado federal que se destaca na liderança do partido em nível nacional.

Maricá usa royalties do petróleo para os ônibus Tarifa Zero

Quaquá soube aplicar positivamente os royalties do petróleo recebidos por Maricá. Com o programa de tarifa zero para os ônibus, a Prefeitura local faz na verdade uma transferência dos royalties para o orçamento das famílias, que, deixando de gastar com o transporte público, passam a ter mais dinheiro para o consumo no próprio município. Isso estimula os negócios e a economia local, gerando empregos e mais arrecadação para o município.

Com uma população de 167 mil habitantes, Maricá, que está a cerca de 50 km do Centro do Rio, também usa os royalties para uma política de renda básica, que atualmente beneficia 42,5 mil moradores. Para viabilizar os ônibus gratuitos é que a Prefeitura local criou a EPT, uma autarquia municipal.

Em março de 2021, a EPT passou a operar todas as linhas do município com tarifa zero. Hoje, há cerca de 120 ônibus, que transportam 3,5 milhões de pessoas por mês, com custo mensal que chega a R$ 12 milhões. Segundo a Prefeitura, esse investimento público desonera as famílias locais, que aplicam o valor economizado diretamente no comércio e nos serviços da cidade.


LEIA TAMBÉM:

ITA Airways abre 14 voos entre Rio e Roma e valoriza conexões

Final da venda do A Noite depende do Iphan

Amarelinho: o bar que há 102 anos colore o Rio