Maricá cresce 360% em passageiros para plataformas | Diário do Porto


Aeroportos

Maricá cresce 360% em passageiros para plataformas

Maricá teve movimento de 23 mil pessoas em seu aeroporto, em 2023, a maior parte em voos de helicópteros para plataformas em alto-mar

13 de janeiro de 2024

Maricá inaugura no próximo mês instalações para mais 13 helicópteros S 92 (foto: aeroporto de Maricá / Divulgação )

Compartilhe essa notícia:


O aeroporto de Maricá está se consolidando como base para operações de helicópteros offshore, que voam para as plataformas petrolíferas em alto-mar. No ano passado, registrou aumento de 360% de passageiros, em comparação ao ano anterior. Em 2022, 5 mil pessoas passaram pelo aeroporto, já em 2023, foram 23 mil.

Atualmente, as operações offshore em Maricá acontecem com seis aeronaves: quatro da Omni Táxi Aéreo e duas da Líder Aviação. Em 2022, as operações eram realizadas com dois helicópteros.

“Todo esse crescimento faz com que o Aeroporto de Maricá se torne referência em base operacional na cadeia produtiva de óleo e gás, dedicada à operação no Campo de Búzios, que é o maior em águas ultraprofundas e faz parte do pré-sal da Bacia de Santos”, afirma Marta Magge, diretora de Operações da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

Ela lembra que o aeroporto de Maricá tem localização estratégica para chegar às plataformas. O trajeto aéreo leva cerca de 50 minutos.

Maricá teve aumento de 66% no faturamento de seu aeroporto 

O aumento das operações, em 2023, também impactou no faturamento do Aeroporto de Maricá, que teve um crescimento de 66% em comparação com o ano anterior. 

Com as obras de expansão do aeroporto, Marta Magge acredita que haja novo recorde de faturamento neste ano.

Em 2023, o aeroporto de Maricá iniciou as obras do pátio 3, com vagas para 13 helicópteros S-92, que têm capacidade para transportar até 22 pessoas. Essas vagas vão ser entregues no próximo mês. Em seguida, começam as obras do pátio 4, com mais 13 posições para helicópteros S-92, com previsão de finalização em agosto.

Somando com as vagas atuais, o Aeroporto de Maricá vai ter, ao todo, 33 posições para receber essas aeronaves, que fazem o transporte entre o continente e as plataformas. 

“A geração de empregos direta e indireta no município deve crescer em torno de 90%, com a chegada de empresas do segmento e com a formação de mão de obra local”, acredita Marta Magge.


LEIA TAMBÉM:

Exposição no AquaRio aproxima público do oceano

Visto para americanos: Lula entre a paixão e a razão

Cury lançará 1.782 apartamentos em conjunto no Porto