Líderes trans da política brasileira se reúnem no Rio | Diário do Porto


Cidadania

Líderes trans da política brasileira se reúnem no Rio

1º Encontro de Parlamentares Trans do Brasil vai discutir o combate à transfobia, no Museu do Amanhã, dia 26, sexta. A entrada é grátis

23 de janeiro de 2024

A vereadora Benny Briolli, de Niterói, vai participar dos painéis de debate do 1º Encontro de Parlamentares Trans do Brasil. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Compartilhe essa notícia:


O Rio de Janeiro recebe o 1º Encontro de Parlamentares Trans do Brasil, que vai reunir líderes e legisladores trans de diversas regiões do país para discutir e compartilhar experiências, além de estabelecer estratégias de combate à transfobia e para a inclusão das pessoas trans nas políticas públicas brasileiras. O encontro será nesta sexta-feira, 26 de janeiro, no Museu do Amanhã, das 14h às 21h. Ouvintes podem se inscrever gratuitamente pelo formulário.

Vão participar de debates as deputadas federais Erika Hilton e Duda Salabert, as deputadas estaduais Linda Brasil e Dani Balbi e as vereadoras Benny Briolli, Thabatta Pimenta, Filipa Bruneli, Myrella Soares da Silva, Atena Beauvoir, Lins Robalo e Titia Chiba. Haverá também apresentações de artistas trans e travestis.

O encontro, segundo seus organizadores, pretende também celebrar o momento político brasileiro, em que representantes trans estão ocupando mais espaço, com mais oportunidades de que suas vozes sejam ouvidas, em busca de melhoras na segurança e qualidade de vida. O evento vai lembrar também que, em 2023, o Brasil foi apontado, pelo 14° ano consecutivo, como o país onde ocorrem mais mortes de pessoas trans no mundo, de acordo com o relatório da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).


LEIA TAMBÉM:

Porto do Rio investe R$ 3 milhões em segurança

Olga del Volga estreia no palco do Turma Ok, na Lapa

Maricá multa Enel em R$ 6,5 milhões por falta de energia


FórumTT RJ

O evento é organizado pelo Fórum Estadual de Travestis e Transexuais do Rio de Janeiro (FórumTT RJ), grupo que reúne mais de 130 líderes transexuais e travestis. Foi criado em 2017, com o apoio da Associação de Travestis e Liberados (ASTRAL), primeira instituição brasileira em defesa dos direitos das pessoas transexuais, nascida em 1992.