Fundição Progresso | Diário do Porto

Fundição Progresso

A Fundição Progresso é um centro cultural autossustentável, casa de shows e escola de modelo singular, onde se produz e se exibe arte para cerca de 800 mil pessoas anualmente.

Circuito da Produção Cultural será 100% online de 24 a 30 de abril (Foto: Divulgação/Fundição Progresso)
Compartilhe essa notícia:


A Fundição Progresso é um centro cultural autossustentável, casa de shows e escola de modelo singular, onde se produz e se exibe arte para cerca de 800 mil pessoas anualmente. Localizada num prédio histórico de uma antiga fábrica de objetos de ferro desativada nos anos 70, a Fundição abriga desde grandes eventos do showbizz às manifestações tradicionais e renovadas do carnaval carioca. Vai do maracatu ao cinema, passando pelo teatro, circo, design e música clássica.

Intrépida Trupe, Armazém Cia de Teatro, Teatro de Anônimo, Vídeo Fundição e Orquestra Petrobras Sinfônica são alguns dos grupos culturais que habitam o espaço diariamente, ensaiando, ensinando e apresentando sua arte. Shows internacionais também fazem parte da programação do espaço, que já recebeu nomes como Franz Ferdinand, Manu Chao, Motorhead e Marilyn Manson, só para citar alguns.

TRADIÇÃO

A Fundição se tornou referência para o carnaval carioca e brasileiro com a criação do Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas, que já recebeu mais de seis mil inscrições ao longo dos últimos seis anos e movimenta cerca de 30 mil pessoas em seus eventos a cada edição; e com os ensaios de importantes blocos carnavalescos em sua sede, como o Monobloco, o Rio Maracatu e o Bangalafumenga.

Palco de momentos históricos da MPB, como shows de Cássia Eller e a despedida do grupo Los Hermanos, a casa de espetáculos da Fundição Progresso está entre os principais espaços de shows no Rio de Janeiro. Nela costumam se apresentar artistas como Maria Rita, Lenine, O Rappa, Jorge Ben Jor, Os Paralamas do Sucesso, Natiruts, Skank, entre outros grandes artistas e bandas de várias vertentes da música.

Fica próximo ao Circo Voador, outra famosa casa de shows na Lapa.