A ESPM Rio vai transformar seu campus histórico na Glória em um grande laboratório de práticas jornalísticas no fim de outubro. A faculdade promove, entre os dias 28 e 30, a Semana do Jornalismo 2025, um encontro gratuito e aberto ao público que reunirá estudantes e profissionais de destaque para debater o presente e o futuro da comunicação.
Com uma programação intensa de mesas e debates, o evento abordará temas centrais para a profissão, como a cobertura política, o fotojornalismo de impacto, o jornalismo comunitário e a ascensão dos formatos em áudio, como os podcasts.
Um Laboratório Vivo para o Futuro da Profissão
Segundo Leonardo Mancini, coordenador do Centro de Formação em Jornalismo (CFPJor) da ESPM Rio, o evento foi pensado para ser uma imersão no mercado de trabalho.
“Mais do que um evento, a Semana do Jornalismo é um verdadeiro laboratório vivo. Os estudantes têm a chance de se conectar com profissionais que os inspiram e de compreender, na prática, como o jornalismo se transforma todos os dias”, afirma Mancini.
Para se inscrever no evento organizado pelos alunos do Portal de Jornalismo da ESPM-Rio, clique aqui. possui temas para todos os gosto e a programação completa você pode conferir abaixo:
Programação Completa – Semana do Jornalismo ESPM Rio 2025
Terça-feira, 28 de outubro
- 8h30 – “Ao vivo e agora: o papel da televisão na era digital” Com Josué Luz (repórter Cinematográfico, Bom Dia Rio), Rogério Coutinho (repórter, Globo) e Marianne Teixeira (coordenadora de pós-produção, Globo).
- 11h – “Linha de frente: o fotojornalismo brasileiro na cobertura de hard news” Com Gabriela Biló (Folha de S.Paulo) e André Coelho (Agência EFE).
- 14h30 – “No ritmo da cidade: o Rio de Janeiro no olhar de quem narra” Com Agatha Meirelles (âncora, Rádio BandNews) e Felipe Batista (repórter, Record).
Quarta-feira, 29 de outubro
- 8h30 – “Apurar, narrar, ouvir: como construir um podcast jornalístico?” Com Mari Faria (diretora, Foro de Teresina) e Branca Vianna (fundadora, Rádio Novelo).
- 11h – “Da teoria à prática: trajetórias formadas na ESPM-Rio” Com Bruna Lima (PlatôBR), Gabriela Estrella (CazéTV), Matheus Krüger (repórter) e Bernardo Falcão (Charla Podcast).
- 14h30 – “Como cobrir o poder? Bastidores do jornalismo político” Com Bernardo Mello Franco (O Globo, CBN) e Leandro Resende (CBN Rio).
Quinta-feira, 30 de outubro
- 8h30 – “Rumo à COP 30: desafios e estratégias na cobertura de conferências climáticas” Com Duda Menegassi ((o))eco), Lucas Altino (O Globo) e Roberto Kaz (Central da COP).
- 11h – “Entre a notícia e o palco: bastidores da cobertura e produção de eventos culturais” Com: Carol Prado (g1) e Ágata Cunha (Gira Hub).
- 14h30 – “Vozes do território: como construir um jornalismo comunitário forte e participativo?” Com Rene Silva (Voz das Comunidades), Jéssica Pires e Tatiana Lima (Fala Roça).
LEIA TAMBÉM:
Depois da tarifa zero, Maricá investe R$ 11,5 milhões em ônibus sustentáveis
Cury lança 12,5 mil apartamentos no Porto Maravilha em 4 anos
Galeão cresce com mais operações da Azul, Gol e Latam