Celular é tema de exposição no Museu do Amanhã | Diário do Porto


Tecnologia

Celular é tema de exposição no Museu do Amanhã

Experiência imersiva sobre os 50 anos de criação do aparelho móvel ficará no Museu do Amanhã de maio até agosto

18 de maio de 2023

Museu do Amanhã recebe encontro de museus internacional de museus (Foto: Albert Andrade/Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


A tecnologia ganha destaque nas atividades do Museu do Amanhã no mês de maio. A exposição “Celular 50” entra em cartaz no próximo dia 23, e vai abordar a história do aparelho, que completa 50 anos agora em 2023. A mostra traz recursos audiovisuais, painéis e jogos em touch com novidades e informações sobre o protagonista da revolução tecnológica mundial, desde a primeira ligação até as próximas gerações.

A experiência imersiva na trajetória do celular ficará no Museu do Amanhã até 20 de agosto. Os visitantes poderão conhecer um protótipo original do DynaTAC 8000x, o primeiro celular. Criado pelo engenheiro americano Martin Cooper, o exemplar histórico foi cedido pela empresa Dyna LLC, do inventor e popularmente conhecido como “pai do celular”. A exposição foi idealizada por Miguel Colker, diretor da Araucária Agência Digital, e correalizada pelo Museu do Amanhã.  Ingressos podem ser adquiridos no site do museu.

Tecnologia em pauta no Museu do Amanhã

Neste mês de maio, a tecnologia também foi tema da recém-lançada coleção de livros Pensando Amanhãs, desenvolvida pelo Museu do Amanhã em parceria com editores convidados. O primeiro volume, intitulado “Pode um robô ser racista? e outras perguntas sobre o futuro da tecnologia”, traz cinco artigos que abordam o papel decisivo da tecnologia no futuro da humanidade.

Para desenvolver o assunto, o Museu do Amanhã convidou Silvana Bahia, co-diretora do Olabi e coordenadora do Preta-Lab. Integrante do Comitê Científico e de Saberes do museu, Silvana e outros quatro autores, Bianca Kremer, Diego Cerqueira, Gabriela Agustini e Jonathan Nunes mostram por diferentes ângulos que a tecnologia é um produto da sociedade e por isso carrega marcas, vieses e preconceitos de quem as produz. A obra está disponível para compra na loja do Museu do Amanhã, no valor de R$ 29,90 cada livro.

“Como um Museu de ciências orientado para o futuro, nós enxergamos a tecnologia como uma grande aliada e buscamos estimular, frequentemente, trocas sobre o tema com o nosso público. Contudo é fundamental refletir e dialogar sobre como a tecnologia e a inovação podem criar comunidades mais fortes, ecossistemas mais saudáveis e relacionamentos mais sustentáveis em nosso planeta”, destaca Bruna Baffa, Diretora Geral do Museu do Amanhã.


LEIA TAMBÉM:

Pico das Agulhas Negras terá zero grau na segunda-feira

Caetano Veloso e Daniela Mercury em shows gratuitos em Copacabana

Nova Aurora comemora 150 anos com concerto em Macaé