CCBB recebe mostra de fotos com curadoria de Krenak | Diário do Porto


Exposição

CCBB recebe mostra de fotos com curadoria de Krenak

“Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak” mostra a vida de povos indígenas pelos olhos do fotógrafo Hiromi Nagakura

20 de março de 2024

Nagakura e Krenak viajaram pelos estados do Acre, Roraima, Mato Grosso, Maranhão, São Paulo e Amazonas (Foto: Hiromi Nagakura)

Compartilhe essa notícia:


A exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, com 160 fotos inéditas de sete povos indígenas da Amazônia, está à mostra no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Os registros são do fotógrafo japonês Hiromi Nagakura, que fez cinco viagens à floresta entre 1993 e 1998, guiado pelo líder indígena Ailton Krenak. As obras ficarão expostas até o dia 27 de abril, e as entradas são gratuitas.

Em oito salas, são retratadas as comunidades Yanomami, Ashaninka, Xavante, Krikati, Gavião, Yawanawá e Huni Kuin, e também itens típicos de cada povo. Além disso, há uma sala dedicada a mostrar obras de Nagakura capturadas em outros momentos da carreira. O fotógrafo japonês já passou por campos de refugiados e guerras, em locais como a África do Sul, Palestina e Afeganistão.

O DIÁRIO DO PORTO fez uma visita à exposição e o vídeo pode ser visto aqui: https://www.instagram.com/reel/C4iyGWNJEpg/?igsh=MWtsM3BpMjgxMDh3

Nascido numa aldeia nas proximidades do Rio Doce em Minas Gerais, Ailton Krenak é uma das principais lideranças indígenas do Brasil. Ficou conhecido internacionalmente quando passou tinta preta de jenipapo no rosto, durante a Assembleia Nacional Constituinte de 1987, no Congresso Nacional. O ato simboliza o luto na cultura Krenak, e foi manifestado pelo líder enquanto discursava pela inclusão dos direitos indígenas na Constituição de 1988.


LEIA TAMBÉM:

Arquitetos italianos são celebrados em mostra no Centro

Quem tem medo do best-seller?

TIM Music Noites Cariocas sobe o Morro da Urca, em abril


O discurso de Krenak repercutiu mundialmente, e foi o ponto de partida para a conexão com o fotógrafo japonês. A aproximação entre os dois começou no bairro do Butantã, em São Paulo. A produtora e intérprete Eliza Otsuka apresentou o projeto das viagens em uma conversa, na sede da Aliança dos Povos da Floresta. A amizade já tem mais de 20 anos, embora Krenak e Nagakura ainda não conversem na mesma língua.

A trajetória da dupla na Floresta Amazônica está contada no livro “Assim como os rios, assim como pássaros: uma viagem com o filósofo da floresta, Ailton Krenak”, de Nagakura, assumido por Krenak como uma biografia. Segundo o curador, a mostra é inspirada nos “momentos de intimidade e contentamento entre amigos para sempre”.

 

Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak

Local: Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB RJ – R. Primeiro de Março, 66 – Centro

Data: 28 de fevereiro até 27 de maio de 2024

Horário: 11h às 19h

Classificação: Livre

Entrada gratuita