Arquitetos italianos são celebrados em mostra no Centro | Diário do Porto


Fotografia

Arquitetos italianos são celebrados em mostra no Centro

Fotografias de Aristides Corrêa Dutra mostram construções famosas de arquitetos italianos pelo Rio de Janeiro. A entrada é gratuita

19 de março de 2024

Entre as obras dos arquitetos italianos está o Obelisco da Avenida RIo Branco, construído em 1906 (Foto: Aristides Correa Dutra / Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


A mostra fotográfica “Dell’Architettura — Presença italiana na paisagem carioca”, em exposição no Polo Cultural ItalianoRio, no Centro, se dedica a mostrar construções históricas do Rio de Janeiro que foram projetadas por arquitetos italianos. A coleção de 40 fotos de Aristides Corrêa Dutra, professor de Artes e Design da Universidade Veiga de Almeida, celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil e vai ficar em cartaz até o dia 26 de abril. A entrada é franca.

Dentre as construções, algumas são clássicas do cotidiano do carioca, como o obelisco da Avenida Rio Branco, construído pelo projetista calabrês Antonio Januzzi, em 1906. Além de registros dos edifícios, a mostra exibe também obras de artistas italianos que são patrimônio da cidade, como a pintura  “A dança das horas”, feita por Eliseu Visconti no teto do Theatro Municipal.

São 19 arquitetos italianos homenageados na exposição. Dentre  eles, Gino Coppedè, autor do Castelinho do Flamengo; Antonio Virzi, que criou a Casa Villiot, na Copacabana; Rino Levi, responsável pelo projeto do Hospital Federal de Bonsucesso; e Olavo Redig de Campos, que projetou a Casa Walther Moreira Salles, na Gávea. 

Virzi, que era conhecido como o “Gaudí carioca”, também criou a Casa Villino Silveira. Ele chegou ao Brasil em 1911, deu aulas na Escola de Belas Artes e construiu uma série de palacetes e casas pela cidade. Foi apelidado em homenagem ao artista catalão porque suas construções eram inspiradas pelo Liberty, movimento artístico italiano que se assemelha ao estilo art noveau, da França, e ao trabalho de Gaudí, na Espanha. A casa na Glória foi moradia do farmacêutico Gervásio Renault Silveira, que também convidou Virzi para construir a fábrica do Elixir Nogueira, vendido como uma substância milagrosa no início do século XX.

Este e outros detalhes sobre cada edifício estão disponíveis na exposição “Dell’Architettura — Presença italiana na paisagem carioca”, e podem ser acessadas pelo visitante por meio de QR Code.

Dell’Architettura — Presença italiana na paisagem carioca

Local: Polo Cultural ItalianoRio – Av. Pres. Antônio Carlos, 40 – Centro, Rio de Janeiro

Data: 22 de fevereiro a 26 de abril de 2024

Horário: 7h30 – 16h30

Entrada franca


LEIA TAMBÉM:

Mulheres reais sob o olhar feminino

Cabo Frio lança apoio aos espaços audiovisuais

TIM Music Noites Cariocas sobe o Morro da Urca, em abril