Um pedacinho da vibrante cidade de Nova Orleans, no Sul dos Estados Unidos, vai invadir a Barra da Tijuca. O Festival Gastronômico Bourbon Street, no Mercado de Produtores do Shopping Uptown, vai homenagear a culinária crioula e a cultura da região entre os dias 25 de agosto a 3 de setembro.
O cardápio exclusivo do evento tem mais de 20 pratos idealizados pelo curador do festival, o jornalista e repórter de gastronomia popular Juarez Becoza. Entre eles, hambúrgueres, costela, crepes, drinks. Durante os seis dias de festival, o Mercado de Produtores terá música típica e espaços imersivos que remetem à cultura de Nova Orleans.
Dentre as opções gastronômicas do Bourbon Street, está a Katita, sob a chefia de Kátia Barbosa. O restaurante oferece o Jambalaya Carioca, prato emblemático de Nova Orleans com um toque pessoal. Em homenagem ao Rei do Rock, natural da Região Sul dos Estados Unidos, a Casa Del Mar apresentará o Risoto do Elvis Presley, um arroz de camarão flambado no Bourbon Jim Beam com chips de cebola. O festival também contará com um prato inspirado no filme “Tomates Verdes Fritos”, vencedor de dois Oscars em 1991.
LEIA TAMBÉM:
Besouro azul é destaque de mostra em Maricá
Bioeconomia é foco da Green Rio 2023
Exposição em Cabo Frio celebra natureza local
Na seção de bebidas, o Old Fashioned da Drinkeria Sauer, com a curadoria de Becoza, traz à vida o coquetel de bar mais antigo do mundo, inventado nos Estados Unidos. A mistura consiste em Bourbon Jim Beam, açúcar, angostura, gelo e uma fatia de laranja. Além disso, a cervejaria Hocus Pocus oferece drinks criativos, como o Juju’s Drinks, uma combinação do famoso Bourbon Jim Beam com a cerveja mais vendida da marca, Orange Sunshine, e grenadine.
Na programação musical, o grupo Marcos Amorim Trio se apresenta nos dois fins de semana. No dia 26 de agosto, das 16h às 18h, o músico Gui Lopes comanda o som. No segundo fim de semana, a vez é do Ricardo Pontes Trio. Para encerrar, a Majomatic Jazz embala os dias 27 de agosto e 3 de setembro, das 16h às 18h.
A programação completa e o cardápio do festival estão disponíveis nas redes sociais do Shopping Uptown e do Mercado de Produtores.