O Bloco Tecnomacumba agita a Pequena África, na Região Portuária do Rio, no próximo domingo, 28 de janeiro, com uma fusão de sambas de terreiros, afoxés e pop-rock-eletrônico. A cantora maranhense Rita Benedittono vai conduzir a folia, que mergulha na história do Brasil e celebra 20 anos do clássico álbum “Tecnomacumba”. A concentração começa às 17h, na esquina das avenidas Venezuela e Barão de Tefé.
A banda Cavaleiros de Aruanda acompanha Rita Benneditto, com os músicos Fred Ferreira, Humphry Scott, Ronaldo Silva e Júnior Crispim. O bloco também vai receber artistas como o grupo As Três Marias – Tambor de Crioula, DJ Bieta e as bailarinas Kiusam Oliveira, dançarina de Oxum, e Valeria Monã, de Iansã.
Em 2022, o álbum “Tecnomacumba” foi destaque no enredo campeão da Acadêmicos do Grande Rio, e consolidou-se como referência cultural. Ao expandir o universo do projeto com o Bloco Tecnomacumba, Rita joga luz sobre aspectos da ancestralidade brasileira, que se traduz na cultura da nação. A proposta é ecoar os tambores na Pequena África, região do Porto que abrigou milhares de negros livres da escravidão, entre o fim do século 19 e começo do 20.
Em parceria com o projeto Sustenta Carnaval, o Bloco Tecnomacumba se destaca por reutilizar resíduos têxteis de fantasias utilizadas nos desfiles das Escolas de Samba.
Rita Benneditto no Bloco TECNOMACUMBA
Data: 28/01/24 – domingo
Horário: 17h
Local: Av. Venezuela com Av. Barão de Tefé – Pequena África – Região Portuária do Rio de Janeiro
Rita Benneditto:
http://www.fb.com/ritabenneditto.oficial
https://www.instagram.com/ritabenneditto
http://youtube.com/ritabenneditto