Base do Galeão terá dois KC-390, maior avião brasileiro | Diário do Porto


Infraestrutura

Base do Galeão terá dois KC-390, maior avião brasileiro

Um KC-390 resgatou recentemente 68 pessoas e 10 animais que fugiram da guerra na Ucrânia. Os aviões ficarão no Esquadrão Gordo, sediado no Rio

24 de março de 2022

O KC-390, o maior avião militar já fabricado no Brasil, é um projeto da Embraer (foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


A Base Aérea do Galeão terá um evento especial nesta sexta-feira, 25/3, para a incorporação de dois aviões KC-390 Millennium ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte – Esquadrão Gordo, unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) que tem sede no Rio.

Os KC-390 são os maiores aviões já fabricados no Brasil e são destinados ao transporte em operações militares. Recentemente, um deles foi enviado para a Polônia, como veículo de resgate de pessoas que fugiram da guerra na Ucrânia. O avião levou 11 toneladas de doações em alimentos e remédios e, na volta, trouxe 42 brasileiros, 20 ucranianos com parentes no Brasil, cinco argentinos e um colombiano, além de oito cachorros e dois gatos.

Durante a incorporação dos dois KC – 390, a FAB fará também uma homenagem a sargentos e suboficiais que atuam como apoio especializado nas atividades aéreas militares, dentro das comemorações do Dia do Especialista de Aeronáutica. A cerimônia contará com o sobrevoo dos A-29 Super Tucanos da Esquadrilha da Fumaça.

KC-390 renovará frota de cargueiros militares

Com a chegada dos dois aviões à Base Aérea do Galeão, a FAB dá sequência aos seus planos de renovação de sua frota de aviões cargueiros. O Esquadrão Gordo é a unidade em que operam os C-130M Hércules, que estão em ação no Brasil há mais de 50 anos e que deverão ser substituídos na medida em que forem incorporados outros KC-390 à frota.

Atualmente, a FAB tem dez unidades do C-130M Hercules, sendo que dois são KC-130M, próprios para reabastecimento em voo de outras aeronaves.


LEIA TAMBÉM:

Gol transfere voos do Galeão para o Santos Dumont

Plantio de baobás na Ilha celebra Dia Mundial da Água e da Floresta

Raias gigantes desafiam poluição da Baía de Guanabara no Centro