A Base Aérea do Galeão terá um evento especial nesta sexta-feira, 25/3, para a incorporação de dois aviões KC-390 Millennium ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte – Esquadrão Gordo, unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) que tem sede no Rio.
Os KC-390 são os maiores aviões já fabricados no Brasil e são destinados ao transporte em operações militares. Recentemente, um deles foi enviado para a Polônia, como veículo de resgate de pessoas que fugiram da guerra na Ucrânia. O avião levou 11 toneladas de doações em alimentos e remédios e, na volta, trouxe 42 brasileiros, 20 ucranianos com parentes no Brasil, cinco argentinos e um colombiano, além de oito cachorros e dois gatos.
Durante a incorporação dos dois KC – 390, a FAB fará também uma homenagem a sargentos e suboficiais que atuam como apoio especializado nas atividades aéreas militares, dentro das comemorações do Dia do Especialista de Aeronáutica. A cerimônia contará com o sobrevoo dos A-29 Super Tucanos da Esquadrilha da Fumaça.
KC-390 renovará frota de cargueiros militares
Com a chegada dos dois aviões à Base Aérea do Galeão, a FAB dá sequência aos seus planos de renovação de sua frota de aviões cargueiros. O Esquadrão Gordo é a unidade em que operam os C-130M Hércules, que estão em ação no Brasil há mais de 50 anos e que deverão ser substituídos na medida em que forem incorporados outros KC-390 à frota.
Atualmente, a FAB tem dez unidades do C-130M Hercules, sendo que dois são KC-130M, próprios para reabastecimento em voo de outras aeronaves.
LEIA TAMBÉM:
Gol transfere voos do Galeão para o Santos Dumont
Plantio de baobás na Ilha celebra Dia Mundial da Água e da Floresta
Raias gigantes desafiam poluição da Baía de Guanabara no Centro