Walking Tour Macaé reúne turismo e história | Diário do Porto


Turismo

Walking Tour Macaé reúne turismo e história

Passeio é gratuito e acontece todas as sextas-feiras com um guia de turismo; roteiro será diferente a cada quatro semanas

22 de agosto de 2023

Participantes acompanham explicações de guia de turismo durante o primeiro Walking Tour (Foto: Prefeitura de Macaé)

Compartilhe essa notícia:


Em Macaé, a história da cidade agora é roteiro de um passeio a pé. A iniciativa, adotada por diversas cidades ao redor do mundo, é chamada de Walking Tour. Organizada pela prefeitura, a atividade tem um itinerário que passa por pontos como o Solar dos Mellos, o Museu Legislativo e a Praça Washington Luís. O Walking Tour Macaé é gratuito e é realizado todas as sextas-feiras.

A cada quatro semanas, os roteiros do passeio guiado serão modificados. As vagas para o Walking Tour são limitadas, e os interessados podem se inscrever pelo endereço de e-mail macaewt@gmail.com. Na solicitação por e-mail, é preciso informar o nome completo e a data de nascimento de todos os participantes.

A estreia foi dia 18, com o passeio liderado pela guia de turismo Paloma Rosa. O ponto de encontro foi o Solar dos Mellos, construção de 130 anos que, desde 2004, abriga o Museu da Cidade de Macaé.

“O Solar é uma das riquezas do nosso patrimônio. Aqui temos a salvaguarda de documentos históricos desde a época da Vila Macaé. No quintal está enterrada uma cápsula do tempo que será aberta na comemoração do primeiro centenário do Museu, em 2104”, explicou Paloma, que percorreu com o grupo a área externa e interna do imóvel.


LEIA TAMBÉM:

Exposição em Cabo Frio celebra natureza local

Seminário discute patentes, 5G e incentivo à inovação tecnológica

O Galeão, a Anac e os voos de galinha do Brasil


Depois, a caminhada seguiu até o Centro Cultural do Legislativo. Pelo caminho, os participantes aprenderam mais sobre construções importantes que marcaram época na cidade, como o Teatro Santa Isabel, o Cine Taboada e o Café Belas Artes, centro das discussões políticas no passado.

O passeio pela história de Macaé foi encerrado na Praça Washington Luís. A área integra o projeto de arruamento desenvolvido pelo engenheiro Henrique Luís de Niemeyer Bellegarde, tio avô do arquiteto Oscar Niemeyer. O nome do local passou por algumas mudanças até finalmente receber o do político macaense que ocupou o cargo de presidente da república de 1926 a 1930.