Verão faz Prefeitura do Rio reabrir chafarizes históricos | Diário do Porto


Infraestrutura

Verão faz Prefeitura do Rio reabrir chafarizes históricos

Plano Verão traz chafarizes, ilhas de hidratação e novos parques para a cidade. A estação promete muito calor e alto volume de chuvas

30 de novembro de 2023

O Chafariz dos Golfinhos, na Praça Paris, foi restaurado no início de novembro. (Foto: Prefeitura do Rio)

Compartilhe essa notícia:


A Prefeitura vai reativar 13 chafarizes históricos do Rio, como parte das medidas para tentar diminuir o desconforto do calor do verão, que começa oficialmente em 22 de dezembro. No total, a cidade tem 107 fontes de água sob responsabilidade pública em vários bairros e o funcionamento de todos eles estão entre as promessas do Plano Verão de 2023 e 2024, conjunto de medidas municipais para enfrentar as altas temperaturas que marcam a estação.

Na lista dos chafarizes que estão passando por manutenção para voltarem a operar estão:

  • Praça Luís de Camões – Glória (Chafariz no entorno do monumento a São Sebastião)
  • Museu de Arte Moderna (Chafariz de Lâminas Verticais do MAM)
  • Praça Santos Dumont – Gávea
  • Praça São Salvador – Laranjeiras
  • Praça Nicarágua – Botafogo
  • Parque Noronha Santos – Centro (Chafariz Três Velas)
  • Praça Iaiá Garcia – Ilha do Governador
  • Chafariz do Vaso – Praia de Botafogo
  • Praça Professor Silva Mello – Cosme Velho
  • Praça Mahatma Gandhi – Centro (Chafariz Monumental, também conhecido como Chafariz do Monroe)
  • Chafarizes do Jardim de Alah
  • Chafarizes do Palácio Duque de Caxias – Centro
  • Chafariz Amor à Lira – Largo da Carioca

Além da ativação dos chafarizes, a Prefeitura promete também medidas de mais longo prazo, como a abertura, até o final de 2024, de 5 novos parques ecológicos nas Zonas Norte e Oeste do Rio, áreas que neste ano já registram as maiores temperaturas da cidade. Os parques Realengo e Inhoaíba têm previsão de entrega para a primeira metade do próximo ano, e os parques Pavuna, Piedade e Lagoa/Jacarepaguá, devem ser concluídos em 12 meses.

Plano Verão: medidas de curto, médio e longo prazo 

O recorde de temperatura de 2023 até agora, no Rio de Janeiro, foi estabelecido no dia 18/11, sábado, quando os termômetros mediram 42,5ºC na Estação Meteorológica de Santa Cruz, na Zona Oeste. Com esse cenário de calor extremo, a Prefeitura anunciou que já estão em vigor algumas medidas do Plano Verão, tais como 150 salas de hidratação, localizadas em clínicas da família, centros municipais de saúde e no Super Centro Carioca de Saúde. Nesses pontos, haverá distribuição de água e, se for o caso, hidratação venosa. Também são pontos onde haverá isotônicos, roupas, chinelos e protetor solar para pessoas em situação de rua

A área da previsão climática também recebeu investimentos. A Prefeitura anunciou que fez uma parceria com a Nasa, agência espacial dos EUA, para ter informações meteorológicas a partir de sua rede de satélites.  As previsões de chuva serão reforçadas com 25 novos equipamentos pluviométricos, cujo objetivo é prever pontos de alagamentos e deslizamentos em áreas críticas da cidade. Outro investimento que começa a funcionar, segundo o prefeito Eduardo Paes, é um super-radar, para detectar chuvas fortes, raios, possíveis enchentes e ocorrência de granizo, para auxiliar na prevenção de possíveis incidentes climáticos.

 


Leia também:

Projeto Aquarius une pagode à música clássica no Rio

Praça Tiradentes recebe sua 1ª Feira de Natal, em evento do CRAB

Campos tem city tour que passa por farol projetado por Eiffel