Chegará ao Rio de Janeiro, em 20 de outubro, o veleiro militar “Amerigo Vespucci”, navio histórico da Marinha da Itália. Ele deve ficar na cidade até o dia 24, partindo então para a continuar sua viagem por portos do mundo, com a missão de divulgar a cultura de seu país.
Durante sua estadia carioca, deve ficar aberto ao público, sendo possível conhecer suas instalações e sua história. O veleiro funciona como uma “embaixada flutuante” e é considerado como um dos mais bonitos do mundo.
O veleiro partiu do porto de Gênova no dia 1º de julho para realizar um tour mundial. Sua volta está prevista para fevereiro de 2025, depois de dar a volta ao mundo e passar por 5 continentes, 3 oceanos, 28 países e 31 portos.
A tripulação do veleiro é composta por 264 militares, sendo 15 oficiais, 30 suboficiais, 34 sargentos e 185 cabos e marinheiros.
Veleiro fica no Rio até o dia 24 de outubro
Os alunos a bordo do veleiro recebem aulas sobre a sobrevivência no mar, conhecimentos de navegação em longo curso com propulsão à vela, orientação astronômica (incluindo o uso do sextante, antigo instrumento de localização por meio da medição angular entre o horizonte e um astro no céu), operação do motor e equipamentos auxiliares, gestão de questões logísticas, administrativas e sanitárias.
O veleiro visitará mais uma cidade no Brasil, além do Rio. Ele chegará em Fortaleza em 4 de outubro, onde ficará até 8 de outubro.
Construído em 1930, o navio Amerigo Vespucci é a unidade mais antiga a serviço da Marinha Militar da Itália e atua como navio-escola desde 6 de junho de 1931.
Com o lema “Não quem começa, mas quem persevera”, o veleiro que fica alocado no porto La Spezia, realiza todos os anos atividades de formação de alunos da Academia Naval e do Colégio Naval italiano.