Em julho, as Trilhas de Sexta no Jardim Botânico do Rio de Janeiro passam pela Trilha Histórica. A visita guiada gratuita inclui mais de 48 pontos, e é possível conhecer o rico acervo de espécies botânicas, monumentos artísticos e arquitetônicos da instituição bicentenária. A cobrança do ingresso é apenas para o arboreto do Jardim Botânico, que custa a partir de R$ 18 para residentes do Rio.
No roteiro da Trilha Histórica estão o Cactário; a sumaúma (ceiba pentandra), considerada sagrada por povos tradicionais; o Roseiral Pedro Cachimbo e a tradicional aleia das palmeiras.
Desde 2022, são oferecidas trilhas temáticas interpretativas que orientam o público na visitação, com temas e percursos preestabelecidos. As Trilhas de Sexta são gratuitas e guiadas pela equipe do Centro de Visitantes. Não é preciso fazer inscrição, basta chegar e participar.
LEIA TAMBÉM:
Estado do Rio tem a temperatura mais baixa do Brasil
Circuito Ecológico Caminhos de Maricá vai para Pedra do Itaocaia
Festival de Curtas na Cinemateca do MAM celebra ator Flávio Migliaccio
Fundado em 13 de junho de 1808 por Dom João, o Jardim Botânico surgiu da decisão do então príncipe regente português de instalar no local uma fábrica de pólvora e um jardim para aclimatação de espécies vegetais originárias de outras partes do mundo. Atualmente, a instituição científica tem cerca de 22 mil plantas e mais de 3.500 espécies em área cultivada.
Trilha Histórica
Guiada e gratuita
Datas: às sextas-feiras, dias 14, 21 e 28 de julho
Horário: 10h
Ponto de encontro: Centro de Visitantes – Rua Jardim Botânico 1008.
Compre os ingressos para o arboreto pelo site.