O Teleférico da Providência, na Região Portuária do Rio, reiniciou sua operação com horário integral. O equipamento, que conecta a Praça Américo Brum, no Morro da Providência, à Central do Brasil e à Gamboa, funcionará das 6h às 23h em dias úteis, das 6h às 19h aos sábados, e das 8h às 16h aos domingos e feriados.
O serviço é gratuito e tem a expectativa de atender cerca de 5 mil pessoas diariamente, entre moradores e visitantes. Na viagem pelas gôndolas, os passageiros podem ver diversas paissagens, incluindo a Baía de Guanabara e os bairros do Centro da cidade.
A ampliação representa um aumento de, em média, 60% no número de horas semanais de operação, em relação ao funcionamento original, de 2014. O teleférico foi construído como parte do programa Morar Carioca, fazendo parte das obras de requalificação urbana dos bairros portuários, o projeto Porto Maravilha. O sistema foi desativado em 2020 e só voltou a funcionar em abril de 2024, em regime parcial, após quatro anos de abandono e um período de recuperação e modernização conduzido pela Prefeitura do Rio.
Recuperação do Teleférico custou R$ 42 milhões
A recuperação incluiu obras nas três estações, torres metálicas e a renovação do sistema operacional eletromecânico, realizada em parceria com a fabricante austríaca Doppelmayr. A Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar) coordenou os trabalhos, que demandaram R$ 42 milhões em investimentos públicos.
Com capacidade para transportar até mil pessoas por hora em cada direção, o teleférico possui 16 gôndolas que comportam oito passageiros cada. O trajeto de 721 metros é realizado em cerca de três minutos. O equipamento também oferece infraestrutura acessível para pessoas com necessidades especiais.
O Teleférico da Providência também é um ponto de acesso a serviços municipais. Na estação Gamboa, funciona a Clínica da Família Nélio de Oliveira e o Centro de Referência de Assistência Social Dodô da Portela. A retomada do equipamento é parte de uma estratégia de revitalização e ampliação da acessibilidade para os moradores da região.