São Paulo copia Maricá e implanta ônibus Tarifa Zero | Diário do Porto


Inovação Social

São Paulo copia Maricá e implanta ônibus Tarifa Zero

Tarifa Zero, criada em Maricá há 10 anos, vai valer para os paulistanos aos domingos, Natal, Ano Novo e no dia do aniversário da cidade

12 de dezembro de 2023

Tarifa Zero em Maricá funciona nos vermelhinhos, os ônibus da Empresa Pública de Transporte (foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


A cidade de São Paulo vai copiar Maricá e implantará os ônibus Tarifa Zero. Inicialmente, os paulistanos não terão o benefício todos os dias, como os maricaenses, mas apenas aos domingos, no Natal, no Ano-Novo e no aniversário da capital paulista, em 25 de janeiro.

Com a medida, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), repete após dez anos o ato do então prefeito Washington Quaquá, em Maricá, na Região Metropolitana do Rio. Hoje, Quaquá, deputado federal pelo PT do Rio, é o líder da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero, no Congresso Nacional.

Nunes afirma que a Tarifa Zero servirá para dinamizar a economia da cidade de São Paulo, ao intensificar o movimento de pessoas e ao mesmo tempo permitir que usem o dinheiro da passagem para o consumo local. É a mesma ideia que guiou a criação do sistema em Maricá, onde é vista como uma das formas de transferência de renda adotadas na cidade.

Eleições à vista

Ao criar a versão paulistana da Tarifa Zero, Nunes está se posicionando na disputa eleitoral do próximo ano, na qual pretende se candidatar à reeleição e tem em Guilherme Boulos (Psol) seu principal adversário. Os analistas apostam que a gratuidade dos ônibus vai se expandir para outros dias da semana, na medida em que as eleições se aproximarem.

A Frente Parlamentar criada por Quaquá tem justamente o objetivo de levar a Tarifa Zero para mais municípios, mostrando o sucesso alcançado em Maricá. “O transporte precisa ser visto como direito, não mercadoria como outra qualquer. Sem transporte as pessoas não têm acesso à saúde, educação e ao emprego. Não faz sentido encarar a Tarifa Zero como utopia, ela é um direito a ser respeitado”, afirmou Quaquá, ao lançar a Frente.

Tarifa Zero em 24 cidades

Este ano, 24 cidades implementaram a Tarifa Zero nos serviços de transporte público, chegando a 88 municípios no Brasil. Os dados são do pesquisador Daniel Santini, mestrando pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e autor do livro Passe Livre – As possibilidades da tarifa zero contra a distopia da uberização.

Há 10 anos, na gestão de Quaquá como prefeito, foi criada em Maricá a EPT (Empresa Pública de Transporte). Ampliado pelo atual prefeito, Fabiano Horta, o sistema local de transporte com tarifa zero é um dos maiores do país: 115 linhas de ônibus servem a 120 mil passageiros por dia, cerca de 3 milhões por mês. Em 2022, um levantamento da Prefeitura de Maricá apontou que os cidadãos economizaram R$ 12 milhões por mês por viajar nos vermelhinhos, como os ônibus são apelidados.


LEIA TAMBÉM:

ABL conquista selo internacional para seu prédio corporativo

Orquídeas colorem os pontos turísticos de Petrópolis

Volta dos cassinos tem relatório favorável no Senado