Rolé Carioca faz caminhada pelas artes do Centro | Diário do Porto


Programação

Rolé Carioca faz caminhada pelas artes do Centro

Última edição do Rolé Carioca no ano passará por locais na Lapa e Cinelândia, explorando a diversidade cultural, no dia 28 de outubro

24 de outubro de 2023

Projeto Rolé Carioca passa por diferentes pontos da cidade com roteiros históricos e culturais (Foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O Rolé Carioca vai fazer um passeio a pé pelo Centro do Rio, com roteiro pela Cinelândia e Lapa e foco para a diversidade artística e a vida cultural. Este será o último encontro de 2023, no dia 28 de outubro, a partir das 10h. O Rolé é gratuito e aberto ao público.

O ponto de encontro é no Museu da Arte Moderna, o MAM, onde os visitantes vão conhecer mais sobre a história, além da paisagem e arquitetura locais. Um dos momentos históricos destacados pelo Rolé foi protagonizado pelo artista brasileiro Helio Oiticica, que levou o morro da Mangueira para o museu e apresentou seus famosos Parangolés numa espécie de procissão festiva que marcou a cena artística da cidade.

“Com o Rolé, aprendemos que um mesmo roteiro pode ser visitado diversas vezes e ainda sim revelar novas facetas e camadas da cidade. Nesse roteiro, a Lapa e a Cinelândia se apresentam como palcos importantes para as diversas manifestações artísticas da cidade”, afirma a idealizadora do Rolé, Isabel Seixas.


LEIA TAMBÉM:

Píer Mauá inicia temporada com navio de alto luxo

Porto do Rio terá obras de dragagem de R$ 163 milhões

Maricá alfabetiza 1.067 pessoas com método cubano


O segundo ponto do trajeto é o Theatro Municipal, símbolo da reurbanização da cidade no início do século XX. Grande palco da dança e da música erudita, marco da Belle Époque carioca, o Theatro Municipal do Rio também é repleto de obras de artistas renomados como Eliseu Visconti, Rodolfo e Henrique Bernardelli e estará aberto para receber os rolezeiros.

Em direção à Lapa, o Rolé vai visitar a Sala Cecília Meireles. Localizada entre dois dos principais pontos turísticos da cidade, a escadaria Selarón e os Arcos da Lapa, o espaço que já foi mercearia, hotel e cinema firmou sua vocação como sala de concertos de câmara, e tem seu nome em homenagem à poetisa e pianista amadora Cecília Meireles.

O Rolé termina na Fundição Progresso, casa de companhias e grupos cariocas, como a Orquestra Petrobras Sinfônica, uma das mais conceituadas da América Latina.

Rolé Carioca pelo Centro da Arte

Gratuito

Data: 28/10

Horário: 10h

Local: Centro do Rio

Ponto de encontro: MAM – Museu de Arte Moderna

Instagram: @rolecarioca