No aniversário de 458 anos do Rio de Janeiro, a Embratur anunciou, como presente, o primeiro centro de desenvolvimento de inovação aplicada ao Turismo. Desenvolvido pela agência em parceria com o Turistech Hub Brasil, o projeto “Embratur Lab” vai usar a tecnologia para melhorar a experiência dos turistas internacionais no Brasil, além de promover competitividade e sustentabilidade ambiental aos serviços deste setor.
LEIA TAMBÉM:
União de Maricá vai desfilar na Sapucaí em 2024
Rio é 7ª cidade em ‘vida ao ar livre’ e última em segurança
Sambódromo entra no Guiness por reciclagem de latinhas
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, justificou a escolha do Rio de Janeiro como lugar para iniciar o projeto por conta da diversidade de serviços ligados ao turismo. “A cidade será nosso primeiro grande laboratório para testar inovações que serão utilizadas nos destinos turísticos em todo o Brasil”.
Uma das ações previstas é a instalação de um Big Data para empresas do setor identificarem tendências e comportamentos dos consumidores e o desenvolvimento de soluções de tecnologias verdes que ajudem a reduzir a pegada de carbono do turismo. Após a consolidação da unidade do Rio, novos núcleos serão instalados no país.
Em 2023, o Rio deve superar a marca de 2019, com mais de um evento por dia na cidade. Na ocasião, a capital recebeu 334 eventos com um público de mais de 1,4 milhão de pessoas. Já este ano, a estimativa foi de 110 eventos só nos dois primeiros meses. Nos meses seguintes, os destaques são shows internacionais, eventos esportivos e festivais.