Região Portuária realiza Gamboa de Portos Abertos | Diário do Porto


Programação

Região Portuária realiza Gamboa de Portos Abertos

Festival de arte e cultura Gamboa de Portos Abertos leva shows, rodas de conversa, filmes e visitas guiadas para bairro histórico

8 de outubro de 2023

Casa Gamboa é um dos espaços culturais que participam do festival (Foto: Reprodução/Instagram)

Compartilhe essa notícia:


Termina hoje, 8 de outubro, a 6º edição do Gamboa de Portos Abertos, no histórico bairro da Região Portuária do Rio de Janeiro. O festival de arte e cultura tem programação repleta de música, teatro e oficinas, dedicada aos moradores e visitantes. O tema é “Ser Floresta Cidade,” e celebra a cultura local, além de estimular a conscientização ambiental.

A programação acontece em 28 espaços culturais, como ateliês, museus, bares e companhias de teatro, com apresentações culturais gratuitas para todas as idades. Há rodas de conversas com especialistas e visitas guiadas pela região.

O Festival é realizado em parceria com a UFRJ, por meio do projeto Floresta Cidade, idealizado pela professora Iazana Guizzo. A programação segue três eixos: “SOMOS TERRA”, com foco em alternativas para o lixo urbano; “SOMOS FLORESTA”, sobre a importância da Mata Atlântica, um dos biomas mais diversos e ameaçados do mundo; e “SOMOS GUANABARA”, com o objetivo de reparar, reconectar e regenerar a Baía de Guanabara como os bairros do Porto Maravilha.

Elza Ribeiro, presidente do Polo da Região Portuária e coordenadora do Gamboa de Portos Abertos, enxerga na arte uma poderosa ferramenta para transformar cidades em lugares mais sustentáveis e inclusivos. “Este festival é uma oportunidade única de utilizar diversas formas de expressão artística para repensar o papel de cada cidadão na construção de um ambiente urbano mais responsável”, explica.

Para mais informações sobre a programação e os espaços culturais participantes, acesse o site oficial.


LEIA TAMBÉM:

Descubra os melhores destinos para esportes radicais no Sul do Brasil

Festa Literária das Periferias celebra Providência e Machado de Assis

Submarino nuclear: Marinha faz início simbólico em Itaguaí