Projetos do Rio sobre saúde mental concorrem a prêmio | Diário do Porto


Inovação Social

Projetos do Rio sobre saúde mental concorrem a prêmio

Dois projetos do Rio de Janeiro concorrem ao Prêmio Espírito Público, na categoria saúde mental. Vencedor será escolhido por votação popular

7 de junho de 2024

Um dos projetos que concorre é o RAP da Saúde, do Rio de Janeiro. (Foto: divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Está aberta a votação popular para o Prêmio Espírito Público (PEP), que abrange iniciativas de servidores públicos brasileiros, e este ano tem como tema projetos sobre saúde mental de adolescentes. O público poderá votar pelo site para escolher entre três finalistas: dois projetos do Rio de Janeiro e um do Pará. A votação vai até o dia 3 de julho e os vencedores serão divulgados na cerimônia de entrega do prêmio, no dia 24 de julho. 

No Rio, uma das equipes finalistas trabalha com o projeto “E agora? — Um Rolé Digital”, que trata de temas relacionados à proteção de dados pessoais, cyberbullying, golpes digitais e violência nas escolas da rede municipal de ensino. O outro grupo trabalha no projeto “Rap da Saúde”, que qualifica jovens entre 14 e 24 anos para atuarem como disseminadores de conhecimentos na área da saúde, em unidades de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde. 

Tela do projeto E agora? – Um Rolê Digital. (Foto: reprodução)

LEIA TAMBÉM:

Marina da Glória abre as portas para Semana do Meio Ambiente

Cidades-esponja: uma nova mentalidade

Divino Pai Eterno, do Mestre Valentim, deve ir para o MAR


Transtornos mentais entre jovens e adolescentes são uma preocupação crescente na sociedade. O Panorama da Saúde Mental, feito pelo Instituto Cactus, que atua na área da promoção da saúde mental, mostrou que 31% dos jovens entre 16 e 24 anos já haviam pensado em se ferir ou tiveram ideações suicida. A pesquisa monitorou a situação da saúde mental da sociedade brasileira em 2023 e será realizada novamente neste semestre.

Outras conclusões da pesquisa mostram que 83% dos jovens sentem-se cansados; 68% deprimidos ou sem perspectivas; 70% têm pouco interesse ou prazer em realizar atividades, e 60% convivem com brigas com familiares. 

Um dos três finalistas do Prêmio Espírito Público para a Saúde Mental dos Adolescentes, a equipe de servidores do projeto Oficina Papo Cabeça trabalha com ações para a prevenção do suicídio e da automutilação em escolas no Pará. O projeto capacita coordenadores escolares a tratar dos temas de forma preventiva, junto aos estudantes do ensino médio. 

Além da premiação para os projetos em Saúde Mental de Jovens, o PEP ainda conta com as categorias Saúde, Meio Ambiente e Emergência Climática, Gestão e Planejamento, Gestão de Pessoas, Educação e Desenvolvimento Social.