Retratar a essência carioca em 200 imagens não é tarefa simples, mas o projeto colaborativo “Urbegrafia – um mosaico visual do Rio” deu conta do recado. Ao longo de seis meses, o Instagram foi o ambiente de interação entre os curadores e os 105 autores participantes. Os resultados foram mais de 30 mil fotos tagueadas, 35 mil visualizações nos reels e 36 mil curtidas. O livro-mosaico é lançado nesta quarta-feira, dia 22.
O projeto começou com a criação do perfil @urbegrafia no Instagram, e um convite a todos conectados na rede social a participarem. A ideia era celebrar a história, a natureza ímpar e o estilo de vida dos cariocas a partir do olhar de seus moradores em 20 temas.
O livro fotográfico conta com textos introdutórios aos capítulos, além das fotos que compõem um mosaico para além do ambiente on-line em uma espécie de game fotográfico. Nada menos que 52 bairros da cidade estão representados, além de nove cidades do estado, no capítulo “Arredores”.
Foram abordados vários aspectos que caracterizam o estilo de vida carioca, incluindo a relação entre a cidade e o mar, vida ao ar livre, a diversidade de estilos arquitetônicos e períodos históricas correspondentes, bem como a mobilidade urbana e o patrimônio cultural imaterial. As favelas também são discutidas em um capítulo dedicado a elas, assim como as casas típicas e os monumentos emblemáticos que viraram cartões postais. Embora celebre o Rio, o livro também traz um capítulo intitulado “Imperfeitos”, que aborda os desafios que a cidade enfrenta atualmente.
LEIA TAMBÉM:
Paraty e Petrópolis estão entre as cidades históricas mais procuradas
Cabo Frio pode ter píer para ampliar o turismo na região
Autodesnudamento da alma
Construção colaborativa da cidade
Ao todo, dez curadores tiveram a missão de selecionar as imagens que compõem o livro. São eles: Rafael Bokor (@riocasaseprediosantigos), Patrícia Pamplona (@patricia_pamplona), Raphael Vidal (@oraphaelvidal), Ana Paula Amorim (@apamorimmendes), Márcia Foletto (@marciafoletto), Anna Fisher (@annafisher), Marina Lage (@marinalagelima), Celso Rayol (@celsorayol), Rosemeri Conceição (@standarteeducacao) e Diego Cardoso (@diegocardoso_fotografia). Um time multidisciplinar formado por fotógrafos, jornalistas, arquitetos e pesquisadores da história urbana.