Paes leva operações do Porto Maravilha a São Cristóvão | Diário do Porto


Imóveis

Paes leva operações do Porto Maravilha a São Cristóvão

Porto Maravilha atraiu mais 18 mil moradores, desde 2021. Agora, o prefeito Eduardo Paes estende operação urbana até São Cristóvão

12 de agosto de 2023

Operação urbana do Porto Maravilha também será válida em São Cristóvão (foto: Prefeitura do Rio)

Compartilhe essa notícia:


A Prefeitura do Rio firmou acordo com a Caixa Econômica Federal para expandir as operações do Porto Maravilha até São Cristóvão, ampliando a área de 5 milhões m² para 8,7 milhões m² e aumentando o prazo para 2064. O objetivo é dar mais liquidez para os Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs) e, desta forma, estimular mais construções residenciais e comerciais nas duas áreas. Os Cepacs, comercializados pela Caixa, são os títulos que permitem às construtoras fazer edificações acima do limite previsto originalmente pela legislação.

Para o prefeito Eduardo Paes, isso vai impulsionar ainda mais o desenvolvimento dessa região da cidade. “O Porto Maravilha não é só um projeto de construção de túnel ou de ruas bonitas e um museu lindo como o Museu do Amanhã. O que começamos a fazer aqui foi trazer de volta para o Centro as pessoas para morarem, resgatando a nossa história e permitindo o desenvolvimento”, afirmou o prefeito.

Desde o início da nova gestão de Eduardo Paes, em 2021, foram nove novos empreendimentos residenciais lançados nos bairros do Porto Maravilha, que já somam cerca de 6,5 mil unidades habitacionais. Serão mais de 18 mil novos moradores na região nos próximos quatro anos. Isso representa 60% de acréscimo populacional aos bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo, que estão na Região Portuária.

Porto Maravilha atrai mais 18 mil moradores em dois anos

A expansão para São Cristóvão possibilitará a utilização dos Cepacs em terrenos do bairro. O acordo faz parte da estratégia da Prefeitura de apontar o desenvolvimento para essa região da cidade, que terá ainda a construção do Terminal Intermodal Gentileza (TIG) em terreno do antigo Gasômetro, interligando as operações do BRT e VLT aos ônibus urbanos.

O anúncio do novo acordo entre a Prefeitura e a Caixa ocorre quase 15 anos após o início da Operação Urbana Consorciada (OUC) Porto Maravilha, pela qual a região portuária do Rio foi revitalizada. Já naquela época, houve um alinhamento entre os governos Lula e Eduardo Paes, que está novamente se repetindo. 

Desde o início do projeto do Porto Maravilha, foram executadas grandes obras com investimentos de cerca de R$ 10 bilhões. Entre elas, a derrubada do elevado da Perimetral; construção de 8.232 m de túneis; implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) no Porto e no Centro; construção dos museus do Amanhã e de Arte do Rio; e a consolidação da Orla Conde como novo ponto turístico da cidade.


LEIA TAMBÉM:

Deck Bossa Nova, em Maricá, tem shows até o fim de agosto

Lula e Paes fortalecem Galeão, Porto e Zona Oeste

Fecomércio traz de volta ao Rio o maior evento de turismo do país