As mulheres dão as cartas no Música no Museu (MM) em março. Em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, no dia 8, os concertos gratuitos serão estrelados por artistas do sexo feminino. Além do Rio, São Paulo também recebe edição do MM. Em Portugal, a pianista Maria Helena de Andrade vai se apresentar em Lisboa e Sintra.
Logo no início do mês, no dia 1º, o CCBB apresenta o primeiro concerto, com a pianista Aleida Schweitzer tocando clássicos internacionais, às 12h30.
No domingo 5 será celebrado o Dia Nacional da Música Clássica, com show especial na Casa de Cultura Eva Klabin. A data surgiu por causa do aniversário de Villa-Lobos, e será dedicada à apreciação de obras do gênio brasileiro na interpretação dos músicos Adriana Kellner, Cecília Guimarães, Ezequiel Peres, Fernanda Cruz e Maria Helena de Andrade. A partir das 17h, na Casa Museu Eva Klabin.
No dia 8, o CCBB será palco de uma grande comemoração pelo Dia da Mulher. A dupla Marina Machado, no piano, e Ana Cláudia de Assis, no violoncelo, vai nos brindar com clássicos brasileiros, às 12h30.
LEIA TAMBÉM:
Embratur promove o Brasil nos EUA, Israel e Colômbia
Integra Rio: empresários e gestores debatem futuro do RJ
A decadência do Galeão é fruto de política pública
A extensa programação de março contempla ainda uma homenagem ao músico Waldir Azevedo, o gênio do cavaquinho, compositor do sucesso “Brasileirinho”. O tributo será no dia 28, no Museu do Exército, Forte de Copacabana, com Dani Spielman no saxofone, e Sheila Zagury no piano.
Sobre o Música no Museu
O projeto comemora 25 anos de atividades ininterruptas, além de receber o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro. São realizados concertos gratuitos nas capitais e cidades brasileiras de norte a sul, como Olinda, Tiradentes, Ouro Preto, Búzios, Paraty e outras.
Na versão internacional, realizada desde 2006, já promoveu concertos em cidades de todos os continentes. Em março de 2023, terá concertos em Portugal e Áustria. Antes, já tinha ido para Austrália, Vietnã, Índia, Marrocos, Argentina, Chile e toda a Europa. Nos Estados Unidos, chegou ao Carnegie Hall, em Nova York, e ao Lacma, em Los Angeles.
O MM recebeu 30 prêmios nacionais e internacionais como a Ordem do Mérito Nacional, Golfinho de Ouro, Mérito Carioca, Urbanidades do IAB e Cultura Viva da Unesco. Na sua trajetória, já registra um público superior a 1 milhão de espectadores.
Confira a programação do Música no Museu de março:
01/03 – quarta-feira – 12h30
CCBB
Rua Primeiro de Março 66, 4º Andar- sala 26 – Centro.
Músico: Aleida Schweitzer, piano.
Programa: Clássicos Internacionais.
________________
05/03 – domingo – 17h
Homenagem a Villa-Lobos na data de seu nascimento.
Dia da Música Clássica
Casa Museu Eva Klabin
Av. Epitácio Pessoa 2480, Lagoa
Músico: Adriana Kellner,Cecília Guimarães, Ezequiel Peres, Fernanda Cruz e Maria Helena de Andrade, piano.
Direção Artística: Maria Helena de Andrade
Programa: Músicas de Villa-Lobos.
________________
08/03 – quarta-feira – 12h30
Dia Internacional da Mulher.
CCBB.
Rua Primeiro de Março 66, 4º andar, sala 26.
Músico: Marina Machado, piano e Ana Cláudia de Assis, violoncelo
Programa: Clássicos brasileiros
__________________
12/03 – domingo – 13h
Museu da República
Rua do Catete 153, Catete
Músico: Coral Agora Vaz. Regência: Célia Vaz
Programa: Clássicos brasileiros
__________________