Maricá tem programação gratuita no Cine Henfil | Diário do Porto


Cinema

Maricá tem programação gratuita no Cine Henfil

Com programação gratuita voltada para adultos e crianças, Cine Henfil investe em diversidade e pluralidade cultural

5 de maio de 2023

Cine Henfil tem capacidade para até 200 espectadores (foto: Evelen Gouvêa/Prefeitura de Maricá)

Compartilhe essa notícia:


O Cine Henfil, em Maricá, já tem programação definida para 2023. O planejamento do ano foi anunciado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. O cinema, que tem capacidade para 200 pessoas, vai oferecer atividades gratuitas para a população de terça a domingo. Serão exibidas obras brasileiras e estrangeiras, entre ficção, documentários e lançamentos.

O espaço é um cinema público municipal administrado pelo Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip). O lançamento, nesta quinta-feira, 5, contou com a exibição dos filmes “Dedo na Ferida”, de Silvio Tendler, premiado como melhor documentário pelo júri popular no Festival do Rio em 2017, e “Socorro”, de Susanna Lira, que retrata a realidade de uma líder comunitária em uma zona de sacrifício ambiental e social no Pará.


LEIA TAMBÉM:

Búzios organiza Feira dos Povos Tradicionais

BioParque e AquaRio sorteiam experiências para o Dia das Mães

CineSesc leva sessões gratuitas a nove cidades do Rio


Homenageado da noite, Silvio Tendler parabenizou Maricá pela iniciativa. “Hoje estamos com muitos outros grandes cineastas aqui. Maricá se destaca com a cultura e agora com um lindo e grande cinema de rua, um cinema público. O cinema é uma ferramenta de impacto social, pois consegue modificar e acrescentar na vida das pessoas”, afirmou.  Estiveram presentes autoridades, artistas, outros cineastas e 50 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino.

Letreiro do Cine Henfil remete ao visual dos cinemas antigos (foto: Evelen Gouvêa/Prefeitura de Maricá/Divulgação)

“A programação se preocupa com a reflexão, formação e inclusão social. Pensamos a cidade inteligente, por meio das artes, sustentável, afetiva, solidária, cooperativa e, sobretudo, humanística”, comentou o secretário de Cultura de Maricá, Sady Bianchin.

O Cine Henfil tem um letreiro que remete aos cinemas antigos como o Cine Odeon, no Rio de Janeiro. Oficialmente inaugurado em 2014, o espaço, que funcionava como cineteatro, conta com moderno equipamento cinematográfico com tela e projetor de áudio e vídeo.

Cine Henfil investe em diversidade

O cinema vai funcionar de terça a quinta-feira, com sessões voltadas para o projeto Cine Escola, com programação temática a ser trabalhada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, dentre outras. De sexta a domingo, haverá filmes para o público em geral, com sessões temáticas, lançamentos e encontros com os realizadores, sempre às 15h, 17h e 19h.

A programação está voltada para a diversidade e pluralidade cultural, e busca contemplar a população maricaense com obras brasileiras e estrangeiras, históricas e filmes de ficção e documentários, em exibição simultânea ou recente nos circuitos.

Entre os filmes programados para este ano estão: ‘O Menino e o Mundo’, dirigido por Alê Abreu; ‘Cidade de Deus – 10 Anos Depois’, dirigido por Luciano Vidigal; ‘Marte Um’, dirigido por Gabriel Martins; ‘Perlimps’, dirigido por Alê Abreu; e ‘Clara Estrela’, dirigido por Susanna Lira. Para mais informações sobre os filmes e a programação, acesse o site da Prefeitura de Maricá.