Maricá, Mesquita e Niterói assinam acordo de cooperação energética com Rio | Diário do Porto


Energia

Maricá, Mesquita e Niterói assinam acordo de cooperação energética com Rio

Prefeitura do Rio apresentou iniciativas para estimular transição energética na região metropolitana com parceria entre municípios

31 de maio de 2023

Municípios vão trocar experiências na área energética, como os ônibus híbridos de Maricá (foto: Katito Carvalho/Prefeitura de Maricá)

Compartilhe essa notícia:


A Prefeitura do Rio assinou com Maricá, Mesquita e Niterói o Acordo de Cooperação Energética para compartilhar soluções sustentáveis e integradas. O pacto foi firmado durante Seminário de Boas Práticas – Cidades Eficientes e Transição Energética. O objetivo do “Transição Rio” é promover a transição energética na região metropolitana para estimular a geração de energias renováveis e a criação de empregos verdes nas cidades. Também foram apresentadas cinco iniciativas de eficiência e transição energética que estão sendo implantadas na cidade do Rio. 

O propósito do acordo é o de estimular a compra de energia no mercado livre, a realização de cursos de capacitação profissional em energia fotovoltaica e educação climática e a criação de um sistema de informação municipal sobre o consumo de energia das prefeituras. Segundo a prefeitura do Rio, o pacto possibilitará a administração adequada dos recursos públicos e a sistematização dos dados. 

Os municípios vão compartilhar experiências. A Prefeitura de Niterói detalhará o Programa Municipal de Neutralização de Carbono. “Nossos municípios já estão acumulando uma boa experiência nessa área da sustentabilidade e mudança climática. Niterói tem uma longa tradição nesses temas. Hoje, mais da metade do nosso território, 56%, é protegido por unidades de conservação”, declarou o prefeito de Niterói, Axel Grael.


LEIA TAMBÉM:

Tradicional Festa do Tomate de Paty do Alferes tem shows de Alok e Maiara e Maraísa

Serra Wine Week, em Petrópolis, oferece descontos em vinhos

Ruas da Saara, no Centro, passam por revitalização


Maricá apresentará o desenvolvimento dos estudos para a fabricação de ônibus híbridos, movidos a eletricidade, hidrogênio e etanol. As pesquisas são feitas em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).   

Para o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, apresentar experiências de cada município busca unir iniciativas e eliminar fronteiras. “Esse debate sobre transição energética não pode mais ser tratado de forma secundária. As cidades precisam assumir esse protagonismo. É preciso que nossas experiências marquem a construção de um mundo mais sustentável”.

Já Mesquita disponibilizará informações sobre a tecnologia BIM nos projetos de engenharia. O município conta com o uso da tecnologia em todos os projetos desenvolvidos na cidade. Segundo a prefeitura, a cidade saiu do 28º para o 5° lugar no ICMS Verde no estado do Rio.

Durante a assinatura da parceria, as cidades de Búzios e Iguaba Grande assinaram uma carta de intenções para aderir ao Transição Rio. Os municípios do interior do Estado apresentarão suas ações para o impulsionamento da transição energética. Iguaba Grande, por exemplo, já iniciou a instalação de placas fotovoltaicas nas escolas da rede municipal.

Transição Rio

As cinco iniciativas da Prefeitura do Rio para eficiência e transição energética apresentadas durante a assinatura do acordo foram:

Solário Carioca, uma PPP para implantação, manutenção e operação de uma Usina Solar Fotovaica 

Circo Solar, primeiro espaço cultural do Rio de Janeiro a gerar 100% da energia que consome 

Programa Cidades Eficientes, um mapeamento dos consumos de energia e água das escolas municipais da cidade do Rio

Centro de Energia e Finanças do Amanhã

Projeto de aquisição de energia verde e renovável no mercado livre de energia, vencedor da categoria “Inovação e Sustentabilidade Ambiental”, no Prêmio InovaCidade 2023, realizado pelo Instituto Smart City America Business 

“Quando tratamos do tema da sustentabilidade não existem ilhas, há uma conscientização mundial sobre esse assunto. Nosso desafio é como vamos envolver mais municípios e fortalecer o sistema de região metropolitana. Quanto mais fortalecermos esse papel, mais transformações serão possíveis” afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.