Maricá firmou um convênio de cooperação com a cidade de Jiangmen, na China. O Memorando de Entendimento sobre a Amizade e Cooperação entre duas cidades estabelece um intercâmbio nas áreas da ciência e tecnologia, turismo, setor industrial, educação e cultura.
Por parte da Prefeitura de Maricá, o convênio foi assinado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha. Pela China, em cerimônia virtual, participaram a cônsul geral no Rio de Janeiro, Tian Min; o cônsul comercial, Xu Yuasheng; e o diretor do departamento de Relações Exteriores de Jiangmen, Zhao Xiaobin.
Igor Sardinha, afirmou que Jiangmen é uma cidade com similaridades a Maricá e que possui um estágio avançado nas áreas industrial, tecnológica e turística. Localizada na província de Cantão, no Sul da China, a cidade é um dos principais portos no delta do rio das Pérolas, com grandes indústrias nos setores eletrônicos, têxteis, siderúrgico e de construção.
“Maricá tem uma vocação turística já presente na sua história, mas busca se consolidar com uma cidade que cada vez tenha arranjos produtivos locais fortes, nas áreas industrial, de ciência e tecnologia. É muito importante um memorando dessa natureza, para que as duas cidades tentem cooperar, com troca de experiências, intercâmbio de informações”, afirmou o secretário.
Maricá e os 50 anos das relações Brasil / China
A cônsul geral Tian Min tem a certeza que essa cooperação trará benefícios para as duas cidades. “Estamos comemorando 50 anos das relações diplomáticas entre a China e o Brasil. É um ano muito importante para as relações bilaterais. Tenho muito prazer de estabelecer este tipo de relação de cooperação e amizade entre Maricá e Jiangmen”, afirmou.
As relações oficiais entre o Brasil e a China foram estabelecidas em 1974, pelo presidente Ernesto Geisel, um dos governantes do regime militar. Na época, a aproximação com um país comunista foi chamada de “pragmatismo responsável”, reafirmando a Política Externa Independente (PEI), marca do Ministério das Relações Exteriores brasileiro.
Entre as celebrações dos 50 anos das relações entre Brasil e China, o presidente chinês, Xi Jinping, deve visitar o país em novembro, numa retribuição à visita do presidente Lula feita em março de 2023. Jinping deve chegar ao Brasil antes da reunião de cúpula dos chefes de Estado do G 20 (grupo das 20 maiores economias do mundo), que será realizada no Rio de Janeiro.