Maricá celebra crescimento do Hospital Che Guevara | Diário do Porto


Saúde

Maricá celebra crescimento do Hospital Che Guevara

Hospital de Maricá completa três anos e meio, tornando-se unidade para cirurgias eletivas e traumas, com 21 mil atendimentos ambulatoriais

16 de novembro de 2023

Maricá já teve 10 mil cirurgias no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara (foto: Prefeitura de Maricá / Marcos Fabrício)

Compartilhe essa notícia:


O Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, da Prefeitura de Maricá, está completando três anos e meio de funcionamento com a marca de 21.624 atendimentos ambulatoriais em 2023, com crescimento de 497% em relação a 2022. A unidade, que foi referência durante a pandemia de Covid-19, atualmente é direcionada ao trauma de lesões físicas  e cirurgias eletivas de 17 especialidades.

O nome escolhido pela Prefeitura de Maricá para o hospital é uma homenagem ao líder revolucionário argentino Ernesto Che Guevara, que era médico e participou da Revolução Cubana. Para celebrar mais de 10 mil cirurgias já realizadas no hospital, a prefeitura promoveu nesta semana o 1º simpósio acadêmico: “Reflexões sobre a implantação das especialidades cirúrgicas no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara”, por meio da Secretaria de Saúde.  

O evento mostrou que o hospital de Maricá realizou entre novembro de 2022 e outubro de 2023, 41.668 exames de imagem, o que inclui raio-x, tomografia, ultrassonografia, doppler, ecocardiograma, dentre outros. Todos os exames e cirurgias feitos na unidade são marcados por meio da Central de Regulação do município.

Maricá tem hospital de média e alta complexidade

Na abertura do evento, foi apresentada uma linha do tempo com destaques do hospital, incluindo a inauguração do centro cirúrgico e do ambulatório em janeiro de 2022. Outros pontos focais foram: a abertura da agência transfusional (novembro de 2022); o início dos atendimentos no setor de trauma (fevereiro de 2023); a inauguração do Centro de Terapia Intensiva (CTI) pediátrico e a primeira captação múltipla de órgãos no local para transplantes no SUS, ambas realizadas em outubro deste ano.

A secretária de Saúde de Maricá, Solange Oliveira, ressaltou o impacto positivo da unidade hospitalar no cotidiano da região em que está implantado.

“O Hospital Dr. Ernesto Che Guevara é um símbolo real dos avanços que conquistamos. Ele foi referência no combate à Covid-19 e, atualmente, a unidade tem perfil de média a alta complexidade. O hospital é uma peça extremamente importante no processo de reestruturação da rede pública de saúde e não podemos perder esse senso de excelência”, afirmou Solange Oliveira.


LEIA TAMBÉM:

No dia da Consciência Negra, Cais do Valongo conclui revitalização

Santos Dumont limitado é motivo para comemorar e vigiar

Amarelinho: o bar que há 102 anos colore o Rio