Maricá ajuda protetores de animais com o Mumbucão | Diário do Porto


Inovação

Maricá ajuda protetores de animais com o Mumbucão

Programa iniciado pela Prefeitura de Maricá no mês passado já atende 1.118 cães e gatos ,que são cuidados por voluntários na cidade

9 de novembro de 2023

Em Maricá, protetores de cães e gatos recebem ajuda financeira da Prefeitura (foto: Prefeitura de Maricá / Clarildo Menezes)

Compartilhe essa notícia:


Cerca de cem protetores de animais da cidade de Maricá estão recebendo ajuda mensal da Prefeitura local para a compra de medicamentos, vacinas e ração. A iniciativa é chamada de Mumbucão, em referência ao programa Mumbuca, que complementa a renda de famílias pobres do município.

O Mumbucão começou em Maricá no mês passado e já atende 1.118 cães e gatos, sendo 552 de pequeno porte, 472 de médio porte e 94 de grande porte. Os protetores que recebem o benefício atuam no resgate e preparação de cães e gatos para a adoção, fornecendo lar temporário, cuidando da saúde e participando de programas de castração de animais de Maricá.

O valor do benefício é de 70 mumbucas (equivalente a 70 reais) para os animais menores; 100 mumbucas (100 reais) para os de médio porte; e 130 mumbucas (130 reais) para os maiores. O valor é limitado a 1.300 mumbucas ou 10 animais por pessoa, pago por até um ano.

Maricá cadastrou 10 clínicas veterinárias para o Mumbucão

Para participar, os protetores devem residir em Maricá há pelo menos três anos e estar cadastrados na Prefeitura. O programa prevê visitas periódicas para avaliação das condições do espaço do abrigo, salubridade, alimentação e saúde dos animais. 

Segundo o secretário de Proteção Animal de Maricá, Fabiano Novaes, o Mumbucão será um modelo para outros municípios do pais. “Esse programa é uma forma de o poder público monitorar o espaço em que o animal está, melhorar a qualidade da comida, da assistência veterinária, do apoio psicológico, enfim, acompanhar de perto muitos outros fatores. O que estamos construindo aqui em Maricá vai servir de espelho para todo Brasil”, afirma.

O programa foi desenvolvido após a avaliação de um estudo técnico permanente, iniciado em 2021 pela Prefeitura de Maricá. Para dar assistência a cães e gatos que vivem nas ruas, dez clínicas veterinárias da cidade foram credenciadas para a realização de exames, internação e procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos diversos (como ortopédicos, oftalmológicos e oncológicos).

A busca ativa pelos animais doentes é feita por equipe técnica da Prefeitura, mas qualquer pessoa pode solicitar a assistência pelo número de WhatsApp (21) 99546-0334.


LEIA TAMBÉM:

Festival Petrópolis Gourmet celebra gastronomia afetiva

Nissan investirá 2,8 bilhões na fábrica de Resende

ITA Airways abre 14 voos entre Rio e Roma e valoriza conexões