Marcelo Szpilman lança “Tubarões - Por que atacam o homem” | Diário do Porto


MAR

Marcelo Szpilman lança “Tubarões – Por que atacam o homem”

Novo livro de Szpilman, criador do AquaRio, mostra os motivos dos ataques de tubarões e analisa os casos registrados no Brasil e nos EUA

11 de setembro de 2023

Marcelo Szpilman lança seu nono livro e mostra as causas dos ataques de tubarões (foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Já está nas livrarias o novo livro de Marcelo Szpilman, criador do AquaRio, o aquário marinho da cidade, uma das maiores atrações do Porto Maravilha. Na obra, “Tubarões – Por que atacam o homem”, Szpilman esclarece tudo a respeito desses predadores do mar e mostra as reais motivações de ataques contra pessoas.

O autor é biólogo marinho graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-graduado em Meio Ambiente pela COPPE, também da UFRJ. Em seu novo livro, ele aborda as mais recentes estatísticas, tipos e alvos de ataque nas diferentes áreas ao redor do mundo, incluindo Recife, local no Brasil que tem registrado vários casos nos últimos anos.

Em seu nono livro, Szpilman compara registros internacionais, incluindo os 10 países com mais incidentes no mundo. Ele analisa os ataques no Brasil e nos Estados Unidos, com explicações para seus diferentes índices de fatalidade. Também mostra as três espécies mais envolvidas nos ataques em todos os tempos e em todos os oceanos. Em capítulos próprios, o tubarão-branco, o tubarão-tigre e o tubarão-cabeça-chata são apresentados e analisados separadamente.

Szpilman começou as obras do AquaRio em 2012

Szpilman, que é o diretor-presidente do AquaRio, lançou anteriormente livros como Guia Aqualung de Peixes (1991) e sua versão ampliada em inglês Aqualung Guide to Fishes (1992); Seres Marinhos Perigosos (1998); Peixes Marinhos do Brasil (2000), que, desde 2001, é o padrão oficial para a classificação dos espécimes de água salgada no Brasil; e Tubarões no Brasil (2004).

Em 2008, Szpilman ganhou uma concorrência da Prefeitura para a cessão por 50 anos do prédio Cibrazem, na Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro, dois anos antes do início das obras que iriam revitalizar a região e transformá-la no Porto Maravilha.

Com a cessão do prédio, o biólogo procurou parceiros para viabilizar o projeto do aquário marinho do Rio, em uma ação da iniciativa privada. Em 2012 foi iniciada a construção do AquaRio, tendo como objetivos a pesquisa, a educação e a conservação. 


LEIA TAMBÉM:

Reviver Centro 2 é elogiado por profissionais do mercado

Maricá vai aos EUA, convidada pelo MIT

Tire dúvidas sobre leilões de imóveis: vale a pena?