Maraey começa obras de complexo turístico em Maricá | Diário do Porto


Imóveis

Maraey começa obras de complexo turístico em Maricá

Situado na APA de Maricá, complexo turístico e residencial deve gerar 36 mil empregos e se tornar referência em turismo sustentável

11 de abril de 2023

Vista aérea do Maraey (foto: divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O complexo turístico e residencial Maraey já saiu do papel, com o início das obras, na Restinga de Maricá. O empreendimento pretende ser um marco em uma história que começou há 13 anos. Além da geração de empregos e do impulso turístico para a região, o projeto é considerado inovador no âmbito da sustentabilidade.

CEO da Maraey, Emilio Izquierdo acredita que o empreendimento vai se tornar referência nacional de planejamento urbano. “Este projeto será um divisor de águas para o turismo sustentável do Brasil. As residências foram concebidas com base nos mais altos padrões de qualidade e design, com grandes áreas de recreação e os melhores serviços de saúde, educação, esportes e lazer”. Ele afirma que o complexo busca a proteção ao meio ambiente, pesquisa, a valorização da comunidade local e o desenvolvimento econômico e social do Rio de Janeiro

Para o município, a implantação do Maraey significa a geração de 36 mil oportunidades de emprego na fase de operação do empreendimento com uma parceria firmada junto ao Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). A estimativa é de arrecadação anual de R$ 1 bilhão de impostos com o complexo em funcionamento.

 


LEIA TAMBÉM:

Festival em Macaé terá 18 tipos de hambúrgueres e cerveja artesanal

ChocoSerra 2023 adoça Teresópolis

Com Porto Carioca, Emccamp inova na era da economia compartilhada


 

O início das obras simboliza um novo capítulo para a tradicional Comunidade de Pescadores de Zacarias, que receberá a implementação de um processo de regularização fundiária, com a distribuição dos títulos de propriedade aos moradores. Além disso, o projeto inclui programas para revitalizar a pesca artesanal e a cultura familiar de Zacarias, com a construção da Casa do Pescador Artesanal. A urbanização do bairro seguirá os mesmos padrões de qualidade do empreendimento Maraey, com o mesmo sistema de saneamento terciário.

Como as obras serão na APA de Maricá (Área de Proteção Ambiental), será criada uma nova unidade de conservação. O espaço representa a segunda maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de restinga do Estado do Rio e quinta do Brasil. O projeto inclui a criação da maior ciclovia de um projeto privado no Brasil, com 20 quilômetros conectados à malha cicloviária da cidade para todos os moradores.

8,5 quilômetros de praias

O Maraey acumula uma série de certificados e selos nacionais e internacionais que abrangem desde o reconhecimento da inclusão da população local até a conservação do patrimônio natural.

Situado a 45 quilômetros do centro do Rio, o complexo se estende por 840 hectares e 8,5 quilômetros de praia, entre Itaipuaçu e Barra de Maricá. Apenas 6,6% da área terão edificações, metade do limite permitido pelo Plano de Manejo estabelecido para a região. O Maraey vai oferecer quatro hotéis cinco estrelas, diversas opções de moradia, serviços de educação, saúde, comércio, esportes, lazer e negócios.