MAR de portas abertas no Mês Internacional da Juventude | Diário do Porto


Arte

MAR de portas abertas no Mês Internacional da Juventude

Gratuidade no MAR é para todas idades, até 3 de setembro. Serão sete exposições durante o Mês Internacional da Juventude

14 de agosto de 2023

O MAR (Museu de Arte do Rio) fica na Praça Mauá e foi inaugurado há 10 anos (Foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O Museu de Arte do Rio (MAR) vai abrir as portas para visitação gratuita durante o Mês Internacional da Juventude. Até 3 de setembro, o MAR terá sete exposições em cartaz, abertas a todo o público. A ação é uma parceria com a Secretaria Especial da Juventude Carioca e o Observatório Internacional da Juventude (OIJ).

Entre as exposições disponíveis no MAR no Mês da Juventude, estão a coletiva Um Defeito de Cor, inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves; Carolina Maria de Jesus: Um Brasil Para os Brasileiros; Luz no Caminho, de Leoa; Uma Poética do Recomeço, de César Bahia; Aqui é o Fim do Mundo, de Jaime Lauriano; Revenguê: Uma Exposição-Cena, de Yhuri Cruz; e a coletiva A Construção do MAR e a Pequena África.

“Abrir as portas do Museu de Arte do Rio é um presente que a instituição dá à população. Tenho certeza que será um mês de muitas visitas. O MAR sempre é uma garantia de passeio incrível”, afirmou o secretário da Juventude, Salvino Oliveira.


LEIA TAMBÉM:

IMPA terá, no Porto Maravilha, sua primeira faculdade

Paes leva operações do Porto Maravilha a São Cristóvão

Festival de Arte e Sustentabilidade acontece no pátio do MAC


MAR é destaque da Praça Mauá

Localizado na Praça Mauá, o MAR foi inaugurado em 2013 com uma proposta de refletir sobre a cidade e a história por meio de mostras de arte contemporânea de longa e curta duração. A iniciativa veio da Prefeitura do Rio por meio da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Em janeiro de 2021, o museu passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Para o diretor e chefe da Representação da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura no Brasil, Raphael Callou, a iniciativa incentiva a democratização do acesso aos bens culturais. “Muito nos orgulha poder celebrar o Mês Internacional da Juventude com a gratuidade do MAR. Somos um espaço plural, onde a convergência de protagonismos se faz cada vez mais presente. A gratuidade para todos os visitantes reforça a missão do MAR de oportunizar conhecimento, cultura e arte ao público”.