A Praia de Itaúna será palco do Saquarema Surf Festival, que se consolida como o maior festival de surfe da América do Sul. O evento é realizado pela 213 Sports e mais uma vez presta homenagem póstuma ao surfista Leo Neves, ídolo local. A edição deste ano já superou o número de inscritos do ano passado, com 215 atletas confirmados, entre nomes consagrados do esporte e os da nova geração.
O festival vai reunir os atletas, entre os dias 24 e 30 de abril, em três competições distintas: QS 5.000, Longboard Pro e Pro Junior, nas categorias masculina e feminina, com igualdade na premiação. O QS 5.000 é a única etapa do WSL Qualifying Series no Brasil com pontuação máxima da temporada, o que garante vagas para o Challenger Series 2024, divisão de acesso para a elite mundial.
Entre os surfistas confirmados estão nomes consagrados como Lucas Silveira, Ryan Kainalo, Mateus Herdy (campeão mundial júnior da WSL 2018), os ex-tops do Championship Tour Ian Gouveia Peterson Crisanto, Alex Ribeiro, Wiggolly Dantas, Raoni Monteiro, e o campeão mundial de ondas gigantes Lucas Chumbo Chianca. Também estarão presentes Cauã Costa, campeão do Saquarema Surf Festival 2022, Sophia Medina, campeã do Saquarema Surf Festival 2021, e Isabelle Nalu. No Longboard Pro, destaque para o bicampeão mundial Phil Rajzman, que competiu 25 anos na elite mundial.
LEIA TAMBÉM:
Feira Carioquíssima pela primeira vez em Copacabana
Estrangeiros: 83% vêm ao Rio por lazer, só 11,3% a negócios
Embratur e UFF se juntam por inovação no turismo
Saquarema: capital nacional do surf
Além das competições, o Saquarema Surf Festival valoriza a comunidade e é uma oportunidade de revelar novos talentos para o mundo, com o apoio de iniciativas locais. Uma delas é o Centro de Treinamento Leo Neves, que atende gratuitamente atletas iniciantes e profissionais entre 10 e 20 anos. Inaugurado em 2021, o CT foi batizado em homenagem ao surfista, que morreu em 2019, aos 40 anos, após sofrer um mal súbito durante competição na própria praia de Itaúna. Leo Neves foi bicampeão brasileiro e fez parte da elite mundial.
O presidente da WSL Latin America, Ivan Martinho, afirma que o Saquarema Surf Festival já faz parte do calendário da WSL Latam há três anos e veio para ficar, contribuindo para o crescimento do surfe, ao reunir atletas consagrados e a nova geração. O evento, apresentado pela Prefeitura de Saquarema, terá transmissão ao vivo pelo site da World Surf League e pelo TikTok da WSL Brasil.