Em uma cerimônia concorrida, com a presença do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes, o médico e empresário Josier Vilar tomou posse como presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), nesta segunda-feira, 3 de julho. Em seu discurso, Josier expressou alegria por dividir o auditório com “riomaníacos” – pessoas que querem o melhor para o estado e estão dispostas a colaborar.
Eleito em maio, como o apoio do empresariado que acredita em sua capacidade de resgatar a importância política da ACRJ, Josier tem perfil moderno, com trânsito em todos os setores. É um entusiasta da recuperação econômica do Centro do Rio. A cerimônia de posse reuniu cerca de 500 pessoas, diretores da Associação Comercial, dirigentes de instituições de classe, parlamentares e empresários, além de líderes religiosos. Também tomaram posse o 1º e 2º vice-presidentes indicados, Eduardo Rebuzzi e Humberto Mota Filho.
No discurso, o novo presidente da Associação Comercial também destacou a importância do espírito transformador do Barão de Mauá, empreendedor que contribuiu com a industrialização do Brasil durante o Segundo Reinado. “Queremos transformar o Rio num lugar atrativo para viver, trabalhar, empreender, investir e visitar. O Rio merece e precisa de todos nós”. Josier disse ainda ter o objetivo de transformar o Rio em uma referência nacional de prosperidade, empreendedorismo e bem-estar social.
LEIA TAMBÉM:
Pescadores da Baía de Guanabara podem se inscrever em curso gratuito da UFRJ
Maricá tem crescimento populacional recorde, mostra Censo
Feira O Fuxico, em Ipanema, celebra as festas juninas
Josier classificou o Centro do Rio como um local singular pelo seu patrimônio cultural, arquitetônico e histórico, mas que está devastado economicamente pelo esvaziamento e pelos novos formatos de trabalho nesses tempos digitais. “Temos de estar todos juntos nesse propósito de retomar a importância do Centro do Rio, e que o modelo exitoso de retomada de sua relevância e prosperidade se irradie como uma força centrífuga, como paradigma para o restante da cidade”.
Durante a cerimônia, o governador Cláudio Castro ressaltou a contribuição do diálogo com empresariado na tomada das decisões para o estado. “Faremos uma defesa intransigente do Rio de Janeiro. Uma Casa como essa é fundamental, e teremos sucesso quando juntarmos política, sociedade civil e empreendedores”, disse.
O prefeito Eduardo Paes relembrou as diversas crises e mudanças pelas quais a cidade passou e como isso afeta a visão que se tem do Centro da cidade. “O Rio vive um problema de narrativa. Temos um Centro muito vivo, que passou pelas maiores transformações urbanas da história brasileira. Mas a impressão que passamos é que o nosso Centro é uma tragédia absoluta”. Paes afirmou que o Rio foi a primeira cidade a apresentar soluções ousadas para a recuperação do sua área central.
Josier é formado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem pós-graduação em Gestão de Crise e Governança Corporativa pelo Ibmec, MBA pela Coppead-UFRJ e mestrado em Pneumologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É coautor do livro “Gestão em Serviços”, da Editora FGV.