Teatro Municipal Carlos Gomes | Diário do Porto

Teatro Municipal Carlos Gomes

O Teatro Carlos Gomes é mais um dos tradicionais do país. Recebeu este nome em homenagem ao maior compositor de ópera brasileiro, Antônio Carlos Gomes


Compartilhe essa notícia:


O Teatro Municipal Carlos Gomes é mais um dos tradicionais teatros da cidade e do país, localizado na Praça Tiradentes.
É a casa dos grandes espetáculos nas diversas modalidades das artes cênicas. Abriu as portas no fim do século XIX. Posteriormente, recebeu este nome em homenagem ao maior compositor de ópera brasileiro, Antônio Carlos Gomes (1836-1896).

As suas primeiras instalações foram inauguradas em 1872, quando, então, se chamava Teatro Cassino Franco Brasileiro. Em 1880, foi reformado e passou a ser denominado Teatro Santana, em homenagem à mulher do novo proprietário. Após isso, em 1905, foi reinaugurado com o nome de Teatro Carlos Gomes, em homenagem ao compositor Carlos Gomes.

Em 1929, o teatro sofreu o primeiro de seus incêndios. O prédio foi, então, reconstruído em estilo art déco. O teatro sofreu novos incêndios em 1950 e 1960. Em 1988, foi comprado pela prefeitura do Rio de Janeiro. Desde então, é um teatro do município, com ingressos a preços acessíveis.

Atualmente, tem capacidade para 760 pessoas. Além disso, o teatro dispõe de 10 camarins, distribuídos em 4 pavimentos. Seus espaços periféricos como Salão Guarani e Sala Paraíso e foyer têm utilização múltipla como teatro experimental, concertos de câmara, pequenas exposições, lançamentos de livros e CDs.


LEIA MAIS:

Teatro Rival

Teatro Glauce Rocha

Teatro Sesc Ginástico