O Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, foi o terminal com maior crescimento proporcional entre os 10 aeroportos mais movimentados do Brasil no primeiro semestre de 2025. De janeiro a junho, o Galeão recebeu 8,2 milhões de passageiros, alta de 26% em relação aos 6,5 milhões registrados no mesmo período do ano passado.
O dado é do Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), compilado pelo Ministério de Portos e Aeroportos. O desempenho do terminal fluminense supera o crescimento médio da movimentação aérea no país, que foi de 10% no semestre.
Cenário atual dos aeroportos brasileiros
No total, os aeroportos brasileiros somaram 61,8 milhões de passageiros no período, sendo 40 milhões em voos nacionais (alta de 8,6%) e 13,8 milhões em voos internacionais (alta de 15,3%).
Outros aeroportos também tiveram avanço no período, como Confins (MG), com aumento de quase 15%, e Guarulhos (SP), que movimentou quase 22 milhões de passageiros, crescimento de 8%. Brasília teve alta de 7,6%, com mais de 7,5 milhões de viajantes.
Segundo o Governo Federal, o setor vive uma fase de expansão, sustentada por investimentos em infraestrutura e medidas de estímulo ao transporte aéreo.