Feriadão em Maricá tem observação de aves no Silvado | Diário do Porto


Turismo

Feriadão em Maricá tem observação de aves no Silvado

Em Maricá, trilha na Unidade de Conservação Ambiental do Silvado permite aos visitantes avistar mais de 50 espécies diferentes de aves

18 de junho de 2025

No Silvado, em Maricá, visitantes podem ver filipe-de-peito-riscado, gaturamo-verdadeiro, joão-de-barro, besourinho-de-bico-vermelho, caneleiro-preto, choca-de-sooretama, gavião-de-rabo-branco, entre outras espécies (foto: Prefeitura de Maricá / Clarildo Menezes)

Compartilhe essa notícia:


Quem busca um programa diferente e em contato com a natureza neste feriado prolongado pode encontrar em Maricá uma atividade apaixonante: a observação de aves. Em especial no bairro Silvado, a prática ganhou destaque com a criação de uma trilha interpretativa voltada para os chamados “passarinheiros”, que vem atraindo moradores, estudantes e turistas interessados em conhecer mais sobre a rica biodiversidade da região.

Localizada na Unidade de Conservação Ambiental do Silvado, a trilha de 1,5 km oferece aos visitantes a oportunidade de avistar mais de 50 espécies diferentes, como o filipe-de-peito-riscado, joão-de-barro, gavião-de-rabo-branco e saíra-sapucaia — essa última, uma ave migratória cuja presença tem sido interpretada como sinal positivo de recuperação ambiental.

As atividades de observação ganharam impulso com a programação da Semana Mundial do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Entre os destaques, a “Passarinhada” guiada pelo fotógrafo Iago Nazato reuniu ambientalistas, estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) e moradores em uma imersão sensorial e educativa pela fauna local.

Maricá tem a Associação de Proteção Ambiental de Silvado e Região (Apasemar)

A Trilha Interpretativa de Observação de Aves pode ser melhor conhecida a partir de uma vistia à sede da Associação de Proteção Ambiental de Silvado e Região (Apasemar), no Silvado. No trajeto dos caminhantes, há um comedouro para aves silvestres, que atrai espécies variadas e serve como ferramenta de educação ambiental.

Lidiane Costa, integrante da equipe de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Maricá, destaca que o trabalho da Apasemar é importante para todos que lutam por um município mais sustentável. “Hoje, realizamos uma trilha ecológica com avistamento de aves, que é de grande importância, pois oferece à comunidade a oportunidade de conhecer as aves de Maricá, incluindo espécies exóticas e aquelas que estão sendo estudadas”, disse.

Para quem quer relaxar, observar e aprender mais sobre a avifauna fluminense, fica a dica: o Silvado é o lugar certo para passar o feriado ou qualquer dia de passeio.


LEIA TAMBÉM:

Maratona do Rio traz corredores para ver a beleza da Cidade Maravilhosa

Na Ilha do Governador, ambientalistas se unem por Parque Ecológico

Rua da Carioca recebe a 5ª choperia do projeto “Rua da Cerveja”