O Museu da República, no Catete, será palco da feira de economia circular Faz Girar Market, nos dias 13 e 14 de maio. Já na 20° edição em quatro anos de circulação, a feira prega consumo colaborativo e alimenta o empreendedorismo sustentável. A entrada é gratuita.
O evento vai reunir 40 barracas para praticar o desapego. O Faz Girar vai aproveitar a Semana da Compostagem para debater o assunto com a participação do Ciclo Orgânico, que vai ensinar a fazer compostagem em casa. E ainda tem a Junta Local, que apresentará o melhor da gastronomia vegetariana.
A ideia da feira é oferecer ao público uma vivência, na prática, de novas formas de consumo, mais sustentável e colaborativo. A programação está dividida em três partes: educacional, cultural e social.
A primeira conta com as campanhas #useseuusado, oficina de minhocário e palestras com diversos temas, como “Moda sustentável” com Patrícia Santana, “Alimentação Natural com Giovanna Nader e Tita Guimarães. A programação educacional terá logística reversa e arrecadação de resíduos especiais, como medicamentos, esponjas, óleo de cozinha usado, instrumentos de escrita, lacres de lata, lixo eletrônico, além de pilhas e lâmpadas.
LEIA TAMBÉM:
Maricá tem programação gratuita no Cine Henfil
Búzios organiza Feira dos Povos Tradicionais
BioParque e AquaRio sorteiam experiências para o Dia das Mães
Na área cultural, o evento vai contar com tendas de intercâmbio de livros e um palco aberto para artistas de rua. Já a parte social vai receber arrecadações para a causa pet, direitos menstruais e roupas para doação.
Um dos destaques do evento é o Clube de Trocas em parceria com a AZ Sustentabilidade, que completa dois anos na feira. Durante a feira, uma tenda é disponibilizada para o Clube expor alguns dos produtos. As trocas custam entre R$1 e R$30. Todos os itens devem ter vida útil e precisam estar em bom estado, limpos e higienizados.
Sobre o Faz Girar Market
O Faz Girar Market foi criado pela designer Paula Maia em maio de 2019. O evento já rodou por Botafogo, Ipanema e Tijuca, sempre com sucesso de público. A empreendedora destaca a edição na Cobal do Humaitá, em 2021, como a mais representativa, por ter acontecido no início da flexibilização depois da pandemia. Até hoje, o local é um dos mais pedidos pelos participantes.
Para Paula, o importante é praticar o desapego, independente do lugar. “O principal objetivo do Faz girar é educar a população a praticar a sustentabilidade, incentivando o consumo consciente e a economia colaborativa. Cada edição é uma pequena vitória e eu me sinto recompensada, mas ainda tem um longo caminho”, atesta.
Confira a programação completa:
Sábado – 13/-5
11h – Compostagem: Metade dos seus problemas estão resolvidos | Com Lucas Chiabi (Ciclo Orgânico)
15h – Gestão de resíduos em condomínios | Aurora (Recicle reutilize e plante)
16h – Tem veneno na comida e microplástico no pulmão! | Giovanna Nader (Comunicadora socioambiental, apresentadora e podcaster)
17h – Ser sustentável começa com a sua alimentação | Tita Guimarães (Tita Bistrô e Vegan Burger House fundadora)
Domingo – 14/05
11h – Como seria o mundo se as abelhas sumissem? | Maria Clara (Energia da Terra)
15h – A vida secreta dos plásticos | Gustavo Cunha (Um Mundo)
16h – O que você faz com a roupa que não quer mais? | Patrícia Santana (Fashion Revolution e designer de moda) e Mateus Vieira (colaborador Frente de Mobilização da Maré)
Faz Girar Market
Dias: 13 e 14 de maio – sábado e domingo
Horário: 10h às 18h
Local: Museu da República
Endereço: rua do catete 153 – catete
Entrada franca