Entre os dias 8 e 16 de julho, a capoeira vai invadir o Rio de Janeiro na 6ª edição do Encontro Nacional de Bambas. A programação é gratuita e ocupará espaços culturais, como museus e teatros, em diversos pontos da cidade. As atrações incluem rodas de capoeiras, oficinas, apresentações de dança, desfile de moda com projeto social, shows musicais.
A abertura, sábado, será na Vila Olímpica de Sampaio e terá uma mostra de capoeira inclusiva e apresentação da Banda APAE. Domingo, a Sala Baden Powell, em Copacabana, será palco de uma mostra musical.
Também será realizado um desfile de moda com o Programa Moda em Alta, que apoia mulheres a entrar no mercado de trabalho. Estão incluídas ainda apresentações circense, de ballet e de capoeira, com o tema “Herança Ancestral de um Brasil Afroindígena”, além de atração musical com o Mestre de Capoeira Toni Vargas e Monitora Mucama.
Ao longo de oito dias, os eventos do Encontro Nacional de Bambas passarão também pelo Teatro Gonzaguinha, no Centro do Rio; pelo Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), na Gamboa; e pelo Museu de Arte do Rio (MAR).
LEIA TAMBÉM:
Josier Vilar toma posse como presidente da ACRJ
Pescadores da Baía de Guanabara podem se inscrever em curso gratuito da UFRJ
Maricá tem crescimento populacional recorde, mostra Censo
A iniciativa, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, é do capoeirista Mestre Jagunço, que há anos realiza ações sociais e sustentáveis. Por meio da Casa de Bambas, em Cordovil, ele apoia jovens com arte e capoeira. Para Janaina Bemvindo, produtora do evento, a programação propaga a história da capoeira. A proposta é mostrar a capoeira como arte.
“Este ano será muito especial, pois teremos a oportunidade de ocupar espaços culturais emblemáticos como o MAR e a Sala Baden Powell. Muitos capoeiristas pisarão em lugares como este pela primeira vez. Vai ser lindo essa representatividade de uma cultura”, disse Janaina.
Confira a programação completa: