Pesquisa, imagem e turismo são os propulsores do consórcio entre a Embratur e a Universidade Federal Fluminense (UFF). A parceria fará pesquisas de imagem e de mercado e também vai criar grupos de trabalho focados em inovação no turismo. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, assinou o compromisso com o reitor Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega e participou da solenidade de abertura do semestre com alunos e professores da Faculdade de Turismo e Hotelaria.
Entre as ações planejadas está uma pesquisa sobre o perfil de mercado em países da América do Sul e do Brics – bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Alunos de graduação selecionados receberão bolsas de estudo para participar do projeto, que abordará a inovação em áreas como acessibilidade digital, mapeamento de oferta turística, monitoramento de mídia da imagem do Brasil e inventário digital de pontos turísticos.
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Os recursos serão de R$ 2,7 milhões. A Embratur será responsável pela gestão do consórcio e pela definição das prioridades. Em palestra na UFF, Freixo explicou que o papel da Embratur é construir pontes e direcionar esforços para priorizar o objetivo comum de colocar o turismo em uma posição estratégica para o Brasil.
Outro ponto destacado foi a importância da reaproximação diplomática com países que enviam turistas para o Brasil e como o turismo pode ser uma ferramenta de preservação e sustentabilidade. Seguindo a linha do governo federal de dar protagonismo à agenda climática em todas as áreas, Freixo criou na Embratur a Gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas. A ideia é mostrar à comunidade internacional que o Brasil voltou a respeitar o meio ambiente, a fauna e flora, a preservar seus biomas e a proteger as comunidades tradicionais.