Em Maricá, Cine Henfil exibe documentários e filmes infantis | Diário do Porto


Cinema

Em Maricá, Cine Henfil exibe documentários e filmes infantis

Cine Henfil vai exibir programação da 22ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro até domingo

18 de agosto de 2023

Cinema público fica no Centro de Maricá (Foto: Prefeitura de Maricá)

Compartilhe essa notícia:


A 22ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro vai integrar a programação especial do fim de semana no Cine Henfil, em Maricá. Até domingo, dia 20, as exibições terão temáticas adultas e infantis, destinados ao cinema de arte e documentários. Além da agenda da Mostra Competitiva, as sessões do Festival de Cinema Infantil serão exibidas em horário especial.

A votação popular pela internet começou em 23 de julho, para que o público escolhesse filmes entre os longas brasileiros finalistas de ficção e documentário do Grande Prêmio de Cinema Brasileiro. A votação é feita pelo site da Academia Brasileira de Cinema.

A mostra inclui filmes sobre o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o artista Kobra e um documentário sobre os vazamentos da Lava Jato.

O Cine Henfil é administrado pelo Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), e a programação foi pensada pela Secretaria de Cultura de Maricá. O Cine Henfil funciona de terça a domingo, com sessões infantis e adultas.

Programação Cine Henfil

Sábado, 19/08

15h – Mostra de Cinema Infantil – Vários curtas

17h – Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

– “KobraAuto-Retrato” (1h 24min). O documentário levanta questões que vão desde violência nas ruas até preconceitos vividos no Brasil, ao apresentar a trajetória de Kobra, um dos artistas de rua mais famosos do mundo. Classificação etária 10 anos.

19h – Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

– “A Jangada de Welles” (1h 15min). O jangadeiro Manuel Jacaré foi tragado pelo mar quando Orson Welles filmava “It’s All True”, em 1942. O fato evoca memórias da ditadura do Estado Novo, da Segunda Guerra, da luta de pescadores cearenses por direitos trabalhistas e por moradia no seu espaço tradicional – alvo de especulação imobiliária. Classificação etária 10 anos.

Domingo, 20/08

15h – Mostra de Cinema Infantil – Vários curtas

17h – Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

– “O Presidente Improvável” (1h 40min). O filme conta um pouco sobre a trajetória do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Através de materiais de arquivos e reflexões sobre sociologia, ciência política e vida pública, o sociólogo comenta temas atuais e importantes. Classificação etária 10 anos.

19h – Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

– “Amigo Secreto” (1h 30min). Em 2019, um vazamento de conversas entre várias autoridades do Brasil abala a credibilidade da Operação Lava Jato. Em meio à crise, quatro jornalistas acompanham os desdobramentos do caso, numa sequência de situações que colocam a democracia brasileira em risco. Classificação etária 12 anos.

Serviço: Cinema Público Municipal Henfil

De sexta a domingo, gratuito.

Rua Alferes Gomes 390 – Centro


LEIA TAMBÉM:

Orquestra formada por jovens de projeto social se apresenta na Barra

Bienal do Livro completa 40 anos com novidades

Paraty recebe Festival da Cachaça, Cultura e Sabores