Ponto histórico do Centro da cidade, a Rua da Carioca pode em breve se tornar a “Rua da Cerveja”. A proposta de transformar a região em um polo de produção de cervejarias artesanais foi apresentada pela Prefeitura do Rio. A via passa por dez anos de decadência, com inúmeros imóveis abandonados que podem ser ocupados por pequenos empresários do ramo por meio da iniciativa.
Semelhante ao Reviver Centro Cultural, lançado em janeiro pela prefeitura, o projeto da Rua da Cerveja também inclui subsídios de aluguel e reformas nos imóveis. O esvaziamento da Rua da Carioca é parcialmente explicado por uma disputa jurídica que provocou o fechamento de estabelecimentos e o aumento de aluguéis.
Segundo o vereador Rafael Aloisio Freitas, um dos autores da proposta, a ideia inicial era repetir os moldes da Cidade do Samba. O projeto está sob responsabilidade da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação.
“A sugestão era pegar uma área central para fazer a Cidade da Cerveja, considerando que pudesse colocar a fabricação de cervejas artesanais. Há uma série de cervejeiros que fabricam e têm dificuldades para crescer por falta de lugares específicos para isso”, afirma.