Sede do Congresso de Trilhas, Niterói oferece opções turísticas | Diário do Porto


Turismo

Sede do Congresso de Trilhas, Niterói oferece opções turísticas

Niterói, que apresenta atrativos gastronômicos, culturais, artísticos e naturais, vai sediar o evento no Caminho Niemeyer

19 de setembro de 2023

Ecoturismo na cidade será pauta do Congresso de Trilhas (Foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O complexo arquitetônico Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói, vai abrigar o 2º Congresso Brasileiro de Trilhas, que será realizado entre 20 e 24 de setembro.  Os participantes vão poder aproveitar e visitar as obras do arquiteto e Urbanista Oscar Niemeyer, como o Memorial Roberto Silveira, o Teatro Popular de Niterói e Fundação Oscar Niemeyer.  Mas não apenas: a região reúne outros monumentos, centros culturais, prédios históricos, além de uma culinária variada oferecida por bares e restaurantes em vários pontos.

Estarão reunidos na cidade  para o evento representantes de mais de 26 estados. O congresso vai discutir ecoturismo, interação com a natureza e turismo de base comunitária, além de apresentar as bases para a estruturação das Trilhas de Longo Curso. A Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade é uma iniciativa pública que conecta pontos de interesse do patrimônio cultural e natural brasileiro por meio de percursos em áreas protegidas .

“O Caminho Niemeyer, projetado por Oscar Niemeyer, possui inúmeros atrativos que contam um pouco da história da cidade, seja através de monumentos, centros culturais, restaurantes tradicionais até igrejas. Cada pedaço do entorno é uma forma de explorar e conhecer um pouco mais Niterói”, afirmou André Bento, Presidente da Neltur, Niterói Empresa de Lazer e Turismo.

Confira dicas de lazer e turismo em Niterói:

  • O Mercado de Peixe São Pedro, próximo ao Caminho Niemeyer, é uma oportunidade para escolher um peixe e pedir sua preparação. No 2º andar do mercado, funcionam restaurantes que oferecem pratos a base de frutos do mar. O restaurante lusitano Gruta de Santo Antônio, conhecido como Dona Henriqueta, atrai famosos do mundo inteiro, até o jogador Cristiano Ronaldo já experimentou as delícias servidas lá.
  • Quase na extensão do Caminho Niemeyer, uma esticadinha é suficiente para se chegar a um dos bairros mais bucólicos da cidade, o bairro Ponta D’Areia, conhecido como Portugal Pequeno.
  • O Teatro Municipal de Niterói tem uma programação intensa, com espetáculos e exposições gratuitas na Sala Carlos Couto. O prédio histórico passou por uma restauração minuciosa, que acabou em 1995.
  • O percurso continua até a Praça da República, que abriga o chamado Centro Cívico – composto pela praça, a Biblioteca Parque de Niterói, o prédio da Câmara de Vereadores Municipal, o colégio Liceu Nilo Peçanha, a Sede da Polícia Civil, o Palácio da Justiça e a Biblioteca Regional do Tribunal de Justiça, o Centro de Memória Judiciária de Niterói e a Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro.
  • Na direção da Prefeitura Nova, está o Parque das Águas, atrás do Centro Empresarial Tower. Mais a frente está a Sala Cultural Leila Diniz e, bem perto dali, pode-se degustar uma boa cerveja artesanal em um dos bares que compõem a Vila Cervejeira.
  • Reaberto neste ano, o Mercado Municipal fica em um prédio de arquitetura art decó, de características neoclássicas, todo restaurado e arredores totalmente remodelados. As 172 lojas são ocupadas por casas de vinhos, lojas de flores, queijarias, peixarias, charutarias. Os restaurantes do local oferecem pratos de várias partes do mundo.

LEIA TAMBÉM:

Projeto cria fundo de solidariedade às cidades vizinhas das produtoras de petróleo

Maricá cria Mumbuca Verde para investimento ambiental

Cais do Valongo: arqueóloga recebe prêmio internacional pela descoberta