Centro do Rio ganha painel artístico de 75 metros | Diário do Porto


Urbanismo

Centro do Rio ganha painel artístico de 75 metros

Painel de autoria do artista carioca Bruno Big fica na fachada de empreendimento que faz parte do programa Reviver Centro

30 de outubro de 2023

Painel gigante fica na Rua Visconde de Inhaúma 80 (Foto: divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O Centro do Rio de Janeiro acabou de ficar mais colorido, com a inauguração de um painel artístico de 75 metros de altura e 2.375 metros quadrados. O mural foi pintado pelo carioca Bruno Big na fachada do empreendimento imobiliário Skylux by Tegra, que está em fase final de obras, na Rua Visconde de Inhaúma 80.

A obra é a maior já criada por Bruno Big, conhecido por outras intervenções artísticas grandiosas. Ao todo, 780 litros de tinta e 24 cores foram utilizadas. O obra demandou duas semanas de trabalho nas alturas.

Gerente geral de incorporação da Tegra Incorporadora no Rio de Janeiro, Marcelo Parreira reforça a importância dessa contribuição artística. “O Skylux é o primeiro residencial de alto padrão no âmbito do programa municipal Reviver Centro, que vem promovendo ações para a reocupação da região. O painel marca este novo momento, reforçando a riqueza cultural dessa área tradicional da cidade”.

Na obra de Big, um farol, o céu, as montanhas e o mar do Rio mesclam-se em um entardecer e mergulham em um oceano de cores e formas fluídas, onde a vibrante vida marinha chama a atenção.

Arte no Centro

O mural na fachada do Skylux também compõe uma galeria de arte informal que fará parte do condomínio depois da entrega, em 2024. As áreas comuns do residencial contarão com painéis assinados por nomes da cena de arte urbana, como Dafne Nass, Bernardo Magina, Rafael Uzai, João Lelo, Marcela Berrio e Bruno Br. A curadoria foi realizada pela agência Instagrafite.

O Skylux by Tegra terá 322 apartamentos ao todo, incluindo estúdios e unidades de um quarto, com metragens entre 32 m² e 61 m². O empreendimento, que também terá espaço para duas lojas, pretende valorizar a relação dos moradores com o Rio urbano e atrair pessoas que trabalham ou estudam no Centro, além de investidores. Um dos destaques do projeto é o rooftop, que terá um bar com vista para a Baía de Guanabara e uma piscina com um painel artístico exclusivamente criado para lá pelo Coletivo Muda. “Esse prédio é único na região, um legado do Rio cosmopolita”, resume Parreira.


LEIA TAMBÉM:

Roteiro de feriado: destinos alternativos no Rio de Janeiro

Inscrições para maior prêmio nacional para servidores públicos estão abertas

Encontro Internacional sobre COPs: Lições, Legados e Expectativas para a COP30