Cariocas com carreira internacional se apresentam no Theatro Municipal | Diário do Porto


Música

Cariocas com carreira internacional se apresentam no Theatro Municipal

Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta Tchaikovsky e Richard Strauss com jovens que participaram da Academia Juvenil

22 de setembro de 2023

Violoncelista Miguel Braga é convidado especial do concerto no Theatro Municipal (Foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O Theatro Municipal do Rio vai receber um concerto de reencontros, sob a batuta do maestro Isaac Karabtchevsky. No dia 26 de setembro, às 19h, a Orquestra Petrobras Sinfônica sobe ao palco para apresentar obras de Piotr Tchaikovsky e Richard Strauss. Os convidados da noite, Miguel Braga e Felipe Freitas, foram alunos das primeiras turmas da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica e desenvolveram carreira internacional.

O violoncelista Miguel Braga é solista em “Variações sobre um tema rococó, op. 33”, Tchaikovsky, e o trompista Felipe Freitas, em “Concerto para trompa nº 2, em Mi bemol maior, TrV 283”, de Strauss. O programa termina com a “Sinfonia nº 4, em fá menor, op. 36”, também de Tchaikovsky. Para os jovens, que cresceram na Zona Norte do Rio de Janeiro, o concerto é um retorno às origens.


LEIA TAMBÉM:

Rio Construção mostra que setor movimentará R$ 796 bilhões

Centro do Rio pode ter ‘Rua da Cerveja’

Manguezal no Jardim Gramacho é recuperado


Aos 24 anos, Miguel Braga é mestrando em Performance Solística na Universidade de Arte de Berna, na Suíça, e traz no currículo prêmios em concursos no Brasil e exterior. Nasceu na Tijuca e começou a estudar violoncelo aos 8 anos. Foi aluno da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica entre 2012 e 2016.

Primeiro trompista da Orquestra Filarmônica de Rotterdam, na Holanda, Felipe Freitas estudou na Academia Juvenil entre 2013 e 2017 e teve aulas com os professores Ismael de Oliveira e Philip Doyle, músicos da Orquestra Petrobras Sinfônica. Carioca do bairro de Cascadura, Felipe vive entre a Holanda e a Alemanha, onde cursa o bacharelado na Hochschule für Musik, na cidade de Karlsruhe.

Criada há 48 anos pelo maestro Armando Prazeres, a Orquestra Petrobras Sinfônica se firmou como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens.

Orquestra Petrobras Sinfônica

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Endereço: Praça Floriano S/N – Centro

Data: 26 de setembro, 19h

Ingressos: a partir de R$ 10 na bilheteria do teatro

Bilheteria online: acesse aqui

Duração: 120 min. Classificação etária: 10 anos