Aos 10 anos, 'A Construção do MAR e a Pequena África' | Diário do Porto


Arte

Aos 10 anos, ‘A Construção do MAR e a Pequena África’

Exposição traz projeto arquitetônico e as alterações nos edifícios que compõem o museu, com programação musical e literária

3 de abril de 2023

Museu de Arte do Rio (MAR) foi inaugurado em março de 2013 (foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Compartilhe essa notícia:


Para comemorar os dez anos da fundação do MAR(Museu de Arte do Rio), foi aberta a exposição “A construção do MAR e a Pequena África”. São mais de cem obras, entre fotografias e vídeos, que relembram fatos da história do Museu de Arte do Rio.

O Museu de Arte do Rio foi inaugurado em março de 2013, resultado da fusão de duas construções distintas que passaram por obras complexas. O Palacete Dom João VI, inaugurado em 1916 e tombado pelo município em 2010, passou por um extenso processo de restauração.

A equipe de construção enfrentou o desafio de unir dois edifícios tão diferentes, e conseguiu criar uma harmonia entre eles graças à cobertura fluida que se assemelha às ondas do mar, a característica mais marcantes do complexo arquitetônico. Durante o processo, profissionais de diversas áreas – como arquitetos, carpinteiros, pintores, artistas e administradores – trabalharam juntos.

A abertura da exposição comemorativa foi em 31 de março, com bolo para o público e convidados, distribuição de livros e uma edição especial do projeto Mar de Música, em parceria com o Circo Voador e apresentação da Orquestra Voadora.

Moradora festeja ganho do bairro

A exposição apresenta o projeto arquitetônico, as alterações nos edifícios que compõem o Museu de Arte do Rio, as manifestações pela sua permanência e a aproximação do MAR com a comunidade. A curadoria é do presidente do Conselho Municipal do MAR, Luiz Chrysostomo, e da equipe curatorial do museu formada por Marcelo Campos, Amanda Bonan, Jean Carlos Azuos, Thayná Trindade e Amanda Rezende.

 


LEIA TAMBÉM:

Baixa temporada atrai turistas para Cabo Frio

Ministro mostra que não quer fortalecer o Galeão

Praia de Botafogo tem 90% de redução do esgoto


 

Moradora do Morro da Conceição há 40 anos, a vizinha e colaboradora Dona Luziete Fernandes participa há anos das ações do MAR com o território. É um projeto de vizinhos dentro de uma escola de museu. “Essa foi a primeira grande obra do Porto Maravilha, o primeiro presente no meio do caos das obras que foi isso aqui. Através da Escola do Olhar é que tudo acontece e onde os vizinhos têm contato com o MAR”.

O Museu de Arte do Rio teve o desafio de ressignificar seu sentido como espaço de arte e dialogar com a chamada Pequena África desde a sua construção na Praça Mauá. A narrativa da nova exposição que entra em cartaz no MAR conta boa parte dessa história por meio das obras e fotografias de diversos artistas.

Também para comemorar o aniversário, a Biblioteca do MAR realizou o Rolezinho de Livros, iniciativa que distribuiu gratuitamente os principais catálogos e publicações que já passaram pela instituição. Os catálogos foram disponibilizados no térreo do MAR, espaço ambientado e dedicado a se conectar à memória dos visitantes.

MAR de Música

Além disso, a celebração contou com uma edição especial do projeto MAR de Música, que com apresentação da Orquestra Voadora. O projeto, criado em 2014, tem como objetivo aproximar a música do espaço do museu e unir as artes visuais e musicais. Nessa edição, a curadoria musical do projeto ficou a cargo da equipe do Circo Voador.

Desde a sua criação, o MAR de Música já realizou 60 edições, atraindo mais de 60 mil pessoas aos pilotis do museu. Diversos artistas já se apresentaram por lá, incluindo Elza Soares, Diogo Nogueira, Letrux, Linn da Quebrada, o rapper BK, Otto, o grupo Samba Que Elas Querem e Galocantô.